Segunda-Feira, 6 de maio de 2024

10 matérias sobre Sooretama e os seus 29 anos de emancipação

Publicado em 02/04/2023. https://jornalterral.com.br/t-Rzz

Fotomontagem: Equipe TERRAL

Fotos mostram diversos aspectos de Sooretama; a emancipação de Linhares foi sancionada pelo governo do ES em 31 de março de 1994

Sooretama comemorou 29 anos de emancipação na sexta-feira (31/3). Para marcar a data, o TERRAL publica aqui 10 matérias relevantes sobre o município. Acompanhe:

Construção de linha telegráfica contribuiu para o surgimento de Sooretama

Divulgação

O nascimento do município de Sooretama ocorreu em 31 de março de 1994

De acordo com a escritora Verônica dos Santos Santiago Augusto no livro Memórias de Sooretama (Lura Editorial, 2019, 190 páginas), o povoado que deu origem ao município originou-se em consequência da construção da linha telegráfica entre Linhares e São Mateus, que foi realizada por volta de 1873. Consta como primeiro morador Manoel Alves da Cunha, então com 19 anos.

Anos depois, em 1946, o baiano Crescêncio Manoel dos Santos mudou-se com a família para Córrego D’Água. Na ocasião, se instalou nas proximidades de um córrego que era chamado Manoel Alves. Na década de 1950 ocorreu um grande período de estiagem e apenas o córrego Manoel Alves saciou a sede dos poucos moradores e dos animais.

Verônica registra em sua obra que, diante desse quadro, o senhor Crescêncio mudou o nome do córrego de Manoel Alves para Córrego D’água. Em 12 de novembro de 1983 Córrego D’água foi elevado à posição de distrito por meio da lei nº 3.585. E continuou crescendo.

Em março de 1987, a associação de moradores da localidade, sob a presidência do senhor João de Almeida Pereira, criou uma comissão pró-emancipação e passou a lutar pelo desmembramento de Córrego D’Água de Linhares. A primeira consulta popular visando a emancipação ocorreu em 18 de março de 1990, mas boa parte da população não compareceu às urnas.

Em 15 de abril do mesmo ano foi realizado o segundo plebiscito e mais uma vez a emancipação não foi aprovada, em razão da abstenção de eleitores. O resultado satisfatório veio no terceiro plebiscito, em 13 de março de 1994, quando foram registrados 4.962 votos sim, 142 votos não, 47 votos em branco e 21 votos nulos.

No dia 31 de março de 1994, por meio da lei estadual nº 4.693, sancionada pelo governador Albuíno Azevedo, nasceu o município de Sooretama. Em 3 de outubro de 1996 foram realizadas as eleições municipais e Sooretama escolheu os seus representantes.

Foram eleitos Esmael Nunes Loureiro para prefeito, Antônio Maximiano dos Santos (Jaó) para vice-prefeito e os vereadores David Hupp, Francisco de Assis Bittencourt, Geraldo Livramento, Jair Fabres Pinto, José Elias Ferreira da Silva, Luiz Fernando Gouvêa, Moacir Camiletti, Nelcy Correa e Paulino Irineu Broedel.

Na agricultura predomina o café conilon

Arquivo TERRAL

A cultura predominante em Sooretama é o café conilon

O nome Sooretama vem do idioma indígena tupi-guarani e significa refúgio dos animais silvestres. O munícipio faz divisa com Linhares ao sul e a leste, com Jaguaré ao norte e com Rio Bananal e Vila Valério a oeste.

Destaca-se por concentrar a Reserva Biológica de Sooretama e por abrigar parte da lagoa Juparanã, cuja nascente está localizada no patrimônio Comendador Rafael. Nesse local a prefeitura iniciou a construção de um balneário com infraestrutura para atender às necessidades dos turistas.

Emancipada de Linhares em 31 de março de 1994, Sooretama possui 587.036 km² de área territorial e conta com 31.128 habitantes, conforme dados de 2021 do IBGE. As suas principais atividades são a cafeicultura, a fruticultura e a pecuária. Existem em Sooretama cerca de mil propriedades rurais.

A cultura predominante é o café conilon, seguida da seringueira com a extração de látex. Há também produção de laranja, maracujá, limão, mamão, pimenta do reino e coco. Na atividade pesqueira são encontrados: tucunaré, traíra, piranha, cascudo, viola, piaba, curvina, acará, morobá e camarão.

No comércio varejista a cidade dispõe de supermercados, açougues, farmácias, papelarias, bares, locadora, padarias, restaurantes, lanchonetes, postos de combustíveis, sapatarias e confecções.

No setor industrial há empreendimentos de couro, borracha natural, móveis, vassouras, caixas e eletrodomésticos, além de vários outros que estão se instalando no município.

Câmara homenageia 20 pessoas com o título de cidadania

Divulgação

O presidente João Paulo da Silva conduziu a sessão solene

Os títulos foram entregues em clima de emoção. Na foto o vereador Oscar Francisco dos Santos homenageia a senhora Doralice Rodrigues dos Santos Amorim

A Câmara de Sooretama realizou sessão solene na sexta-feira (31/3), às 19 horas, em comemoração ao 29º aniversário de emancipação do município. O presidente João Paulo da Silva (PMN) e os demais vereadores homenagearam 20 pessoas que prestam relevantes serviços à região.

A sessão contou com a presença da cantora Dinorah Porto, autora do Hino de Sooretama (letra e melodia), e foi prestigiada pelo vice-prefeito Fernando Camiletti (PSB) e outras autoridades. Destaque para o deputado estadual Allan Ferreira (Podemos), um dos homenageados.

Os títulos foram propostos pelos vereadores Aldemir dos Santos Frederico, Igor Costa Silva, João Paulo da Silva, Joceandro Cruz Machado, Klysmamm Marcelino M. Pereira, Oscar Francisco dos Santos, Paulo Sérgio de Rezende, Tarcísio Bobbio e Tiago Camiletti. Cada vereador fez duas indicações, assim como a mesa diretora.

Veja abaixo a relação dos agraciados com a honraria.

 

Homenageados

Allan Albert Lourenço Ferreira

André Guerino Marchiori

Antônio Balbino de Neves

Doralice Rodrigues dos Santos Amorim

Geralda Dias dos Santos

Irael Costa

João Auri Leonel

João Chagas

Joaquim Antonio Moreira

José Carlos de Souza Araújo

Marcos Rodrigues

Maria Jejeski Pereira

Maria José Agnezi

Rubens Vieira da Silva

Sérgio Aguiar Pereira

Teresa das Graças Sessa Zampirolli

Vanicleia Ferreira Gomes

Wellington Menelli

Wellington Ribeiro de Souza

Wilson Rodrigues dos Santos

Símbolos de Sooretama reúnem Brasão, Bandeira e Hino

Divulgação

O brasão representa o território do município e suas riquezas

Sooretama reúne três símbolos: o brasão, a bandeira e o hino. O brasão representa o território do município e suas riquezas. Na parte central tem a reserva biológica de Sooretama, o pôr do sol na lagoa Juparanã e produtos da agricultura, como mamão, limão, laranja e maracujá.

Nas laterais aparecem ramos de café conilon, a maior riqueza agrícola do município. Na faixa verde na parte de baixo do brasão constam o nome de Sooretama e sua data de emancipação – escritos na cor branca.

Divulgação

A bandeira de Sooretama conta com as cores verde e branca

A bandeira do município possui três partes iguais, sendo duas verdes nas laterais e uma banca no meio. As verdes representam as matas e a faixa banca ostenta o brasão do município.

Daniel Porto - TERRAL

Dinorah Porto assina a letra e melodia do Hino de Sooretama

A professora e cantora Dinorah Porto é a responsável pela letra e melodia do hino de Sooretama. Um dos orgulhos dos moradores do município, o hino é executado com frequência em eventos e espaços da cidade. A população valoriza as iniciativas cívicas e os seus símbolos, observando na letra e na melodia a bonita homenagem prestada ao município.

Nascida em Linhares, Dinorah lecionou por muitos anos em Sooretama. Conviveu com a comunidade e ouviu muitos pedidos para que homenageasse o município. “Canto há várias décadas o hino de Linhares. Inspirada nessa iniciativa e incentivada por muitos, decidi divulgar as belezas de Sooretama. Aí surgiu o hino, que foi tão bem acolhido pelos moradores”, destaca.

Hino de Sooretama

(Letra e melodia: Dinorah Porto)

 

Linda paisagem!

Diversa flora a oferecer.

São muitos os que te visitam

enriquecendo o saber.

Do sol raios, sobre as águas

De rica fauna a correr.

O reflexo de vida de uma terra a crescer.

 

Sooretama, minha terra!

Peço a Deus de coração:

“Sejam prósperos e sábios,

os que vivem neste chão!”

 

Pelos campos, quão diversos

são os frutos a colher.

Gente humilde, que levanta

antes do alvorecer.

E nas ruas da cidade,

movimento sem cessar

de um povo que se esforça

para a terra prosperar.

 

Sooretama, minha terra!

Peço a Deus de coração:

“Sejam prósperos e sábios,

os que vivem neste chão!”

Alessandro Broedel destaca apoios

Divulgação

O prefeito Alessandro Broedel afirma que o crescimento de Sooretama é fruto do esforço de todos que acreditam na região há várias décadas

O prefeito Alessandro Broedel Torezani (PSB) fala com entusiasmo sobre as ações realizadas e as que estão em andamento em Sooretama. Eleito em 2016 com 8.330 votos (59,36%) e reeleito em 2020 com 10.389 votos (75,17%), ele foi o primeiro a se reeleger na história do município.

Alessandro destaca os apoios que recebe. Começa citando a parceria com o governo estadual e o esforço empreendido pelo governador Renato Casagrande (PSB) e pelo vice-governador Ricardo Ferraço (PSDB), “que estão sempre atentos às reivindicações e fazem o possível para atendê-las”.

Registra ainda o suporte que recebe de outros líderes, aí incluídos o deputado federal Gilson Daniel (Podemos) e a deputada estadual Janete Sá (PSB), que colocam os seus gabinetes à sua disposição. “No plano municipal agradeço à Câmara de Vereadores pela parceria e apoio”, acrescenta..

O prefeito afirma que tem uma expectativa muito boa em relação à geração de empregos. “Teremos a criação de centenas de postos de trabalho neste ano, em virtude da instalação de empresas, e o cenário deve melhorar com o tempo, em razão da expansão dos empreendimentos”, enfatiza.

De acordo com Alessandro, o crescimento que Sooretama experimenta como terra de oportunidades é fruto do esforço de todos que acreditam na região há várias décadas. “Famílias tradicionais apostaram em nossa terra e merecem o nosso reconhecimento e gratidão”, disse.

O prefeito elogia os esforços empreendidos na área da agricultura e a luta de todos que trabalharam e ainda lutam pelo desenvolvimento de Sooretama.

Município comemora a chegada de empresas

Arquivo TERRAL

A Proteinorte é uma das empresas que investem em Sooretama

Atuando em parceria com o governo do Estado, a prefeitura de Sooretama procura empreendedores e mostra as vantagens de se instalarem no município. O programa Invest-ES, por exemplo, oferece benefícios e incentivos tributários.

O trabalho rende resultados consistentes e satisfatórios, atraindo empresas como a Ilumatic, especializada em tecnologias de iluminação, e a Luminae Energia, referência em eficiência energética na América Latina. Ambas já operam em Sooretama.

A multinacional Petro Oil, voltada para a área de petróleo, comércio, transporte, distribuição e refinaria, vai se instalar perto da base da Eco 101. Por enquanto, ocupa instalações provisórias até que as definitivas fiquem prontas.

A Proteinorte Alimentos, uma das maiores indústrias de origem avícola do Espírito Santo, faz um investimento de R$ 30 milhões em Sooretama, na implantação de uma unidade incubadora para a produção de pintinhos.

A Eisa (Empresa Interagrícola S/A) adquiriu uma área e também vai se instalar no município, a exemplo da DM, respeitada empresa do ramo de café, e da Multilaser Industria S/A, que teve o projeto aprovado no Invest-ES. A Itatiaia é outra que inova, ampliando o seu parque fabril.

A Indústria Alimentícia Maratá conta com 16 unidades no Brasil e também está investindo em Sooretama. Ergueu uma estrutura metálica perto da Itatiaia e vai iniciar a fase de montagem. O grupo Maratá é de Sergipe e existe há mais de 50 anos, atuando nos mais variados segmentos.

A Costanox, empresa com sede em São Paulo que produz aço inox, construiu um galpão no bairro Vale do Sol e no momento instala equipamentos para começar a operar. Outra empresa, a Doce Vida Comércio de Frutas, já está em funcionamento.

Em virtude da geração de vários empregos, a prefeitura oferece cursos por meio do Qualificar-ES, programa criado pelo governo do Estado que promove a capacitação profissional e tem sido útil em Sooretama, formando trabalhadores em diversas áreas.

Em muitos casos, as vagas ofertadas pelas empresas são compatíveis com os cursos, beneficiando aqueles que participam do programa.

Prefeitura vai entregar várias obras neste ano

Divulgação

A entrega das casas do programa Minha Casa, Minha Vida, no bairro Bionativa está prevista para os próximos 60 dias

A prefeitura de Sooretama executa várias obras e planeja entregá-las durante o ano. Um dos serviços em andamento é o mercado municipal com uma rodoviária ao lado. A inauguração da primeira etapa está prevista para os próximos 60 dias e a segunda fase até dezembro.

Os equipamentos contam com recursos federais viabilizados por meio de emenda proposta pela ex-senadora Rose de Freitas (MDB). Outra entrega importante se refere a 431 casas do programa Minha Casa, Minha Vida, no bairro Bionativa, também prevista para os próximos 60 dias.

O conjunto residencial foi viabilizado com recursos do governo federal e o prefeito Alessandro Broedel espera contar com a presença do presidente Lula (PT) na inauguração.

A prefeitura firmou convênio com o governo do Estado para viabilizar quatro unidades de saúde. Os equipamentos estão programados para os bairros Salvador e Canaã, Centro e Patrimônio da Lagoa. O processo licitatório está em andamento.

Com recursos do Funpaes, a administração municipal constrói duas escolas com quadras poliesportivas nos bairros Alegre e Salvador. A escola no bairro Salvador terá o nome da professora Eronita Clarisse Schuning, numa justa homenagem à educadora.

Já a escola do Alegre vai se chamar Jovino Viana de Souza, liderança que passou a residir na região a partir de 1966, vindo de Colatina, e exerceu o mandato de vereador em Linhares por três legislaturas: de 1973-1976; 1977-1982 e 1983-1988.

O Funpaes é o Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil no Espírito Santo.

Bairro Canaã terá o Complexo Esportivo ‘Vereador Paulão’

Arquivo TERRAL

O completo esportivo do bairro Canaã recebeu o nome de Paulo Correa da Silva, o Vereador Paulão (foto)

A prefeitura de Sooretama constrói no bairro Canaã o Complexo Esportivo Paulo Correa da Silva, o Vereador Paulão, com dois campos sintéticos, quadra, pista de skate, praça, playground e outras benfeitorias. A obra conta com recursos advindos do Fundo Cidades e recebeu o apoio da advogada Maria Emanuela Alves Pedroso, titular da Secretaria de Estado de Governo (SEG).

Paulo Correa da Silva, o Paulão, faleceu de infarto no dia 26 de julho de 2020. Muito querido no município, cumpria o segundo mandato de vereador, pois fez parte das legislaturas 2009-2012 e 2017-2020. Com o passamento, o seu filho João Paulo da Silva se candidatou a vereador em 2020, foi eleito e atualmente preside a Câmara de Sooretama.

Mais obras

A construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas de Sooretama segue em andamento. O equipamento é esperado pela população para que possam ser oferecidos mais serviços no município na área de saúde. O investimento é de R$ 6,1 milhões e é fruto de uma parceria com o governo do Estado.

A UPA está sendo erguida no centro da cidade numa área de 1.598 metros quadrados e terá capacidade de atender até 300 pacientes por dia. Após concluída, será referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia.

Outra conquista é o campo de futebol do Patrimônio da Lagoa, cujos serviços estão bem adiantados. A grama foi plantada e a prefeitura agiliza os serviços de acabamento, em mais uma obra que está sendo feita em parceria com o governo do Estado.

O município já finalizou a pavimentação de suas avenidas e ruas na sede e no interior. O prefeito Alessandro Broedel explica que a execução de parte desse serviço foi possível por meio do Fundo Cidades, do governo do Estado. “Temos o compromisso de realizar o melhor possível em benefício das comunidades”, afirma o prefeito.

Divulgação

As obras do campo de futebol no Patrimônio da Lagoa estão adiantadas

Crescimento de Sooretama proporciona ganhos

Divulgação

A pastora Marinalva de Jesus recebeu a escritura da sede da igreja das mãos do prefeito Alessandro Broedel e dos secretários Fernando Camiletti (E) e Francisco Bittencourt (D)

O crescimento de Sooretama impõe desafios e ao mesmo tempo proporciona ganhos. Um deles é o patrimonial. A valorização de terrenos e imóveis é uma realidade. O município registra caso de área que foi vendida por mais de R$ 6 milhões para uma empresa que vai se instalar em sua sede.

A expansão possibilita forte integração com a Bahia e cidades vizinhas. Com isso, a população cresce – já são mais de 30 mil habitantes – e os investimentos chegam. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, abriu licitação para locar um imóvel e instalar uma agência no município.

Outro programa importante é o de regularização fundiária, que já agilizou mais de duas mil escrituras públicas, dando posse legal para milhares de moradores.

Empresário exalta Sooretama e lembra início de trajetória empresarial

 

Arquivo TERRAL

Alfredo Giuberti é um dos principais empresários do ramo de comércio de café no norte do Estado

Por José Carlos Leite

Um dos principais e mais tradicionais empresários do ramo de comércio de café no norte do Estado, Alfredo Giuberti fez questão de registrar sua homenagem ao município de Sooretama, que na sexta-feira (31/3) completou 29 anos de emancipação. Ele lembrou que foi no distrito de Córrego D’Água, hoje Sooretama, que iniciou sua trajetória empresarial, em 1977.

“Concluí a faculdade de Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em 1976 e no ano seguinte cheguei a Córrego D’Água para gerir a extinta Madeireira Rio Doce Ltda (Mardol), empresa fundada por meu pai, David Giuberti, e que era localizada no Córrego Alegre, à margem da BR 101. Por isso tenho muito apreço pela cidade”, ressalta.

Em 1981 Alfredo Giuberti ingressou no ramo de comércio de café, em Linhares, mas a ligação com Sooretama permaneceu estreita. “Nosso maior volume de clientes é até hoje de produtores rurais de Sooretama”, destaca. O empresário é fundador e diretor da Giucafé Armazéns Gerais e Corretora, tradicional empresa do segmento, sediada no bairro Canivete, em Linhares, com mais de 40 anos de atuação na região.

Alfredo exalta o empreendedorismo dos produtores locais e o grande potencial produtivo de Sooretama: “Vejo um futuro promissor para o município, que tem uma agricultura muito forte e produtores em busca constante por novos clones e novas tecnologias de cultivo de café, visando a elevação da produtividade”, disse.

Sooretama figura com destaque entre os maiores produtores de café conilon do Espírito Santo, ao lado de Rio Bananal, Jaguaré, Vila Valério, Nova Venécia, São Gabriel da Palha e Governador Lindenberg. Na avaliação do empresário, a chegada de indústrias e empresas deve incrementar ainda mais o desenvolvimento econômico do município.

“Sooretama está na área de abrangência da Sudene, o que garante incentivos fiscais; tem localização estratégica, às margens da principal rodovia do país, e fica próxima a portos e aeroportos. Tudo isso deve atrair novos investidores nos próximos anos”, prevê Alfredo Giuberti.

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.