Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

A Faceli continua viva! Mas, precisa avançar!

Publicado em 02/05/2022. https://jornalterral.com.br/t-yKG

Por Sandra Bassani *

A 7ª edição do Selo OAB Recomenda/2022 coloca a Faceli – Faculdade de Ensino Superior de Linhares, entre as seis melhores do Estado. É uma ótima notícia, considerando que a Instituição tem se mantido, há muitos anos, em rankings das melhores faculdades de Direito. Então, a pergunta: por que não avançar e oferecer um curso de Pós-Graduação em Direito?

Desde 2015, o Conselho Estadual de Educação aprovou a oferta do curso de “Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Civil Constitucional”. De lá para cá, nem este, nem outro curso de Pós-Graduação nessa área foi ofertado pela Faculdade. A pergunta que fica é: a quem interessa a estagnação da Faceli e por quê?

Orçamento não falta – investe-se na Faceli menos de 1 (um) por cento do orçamento anual do Município. Corpo docente qualificado não falta. As condições estruturais estão postas. A demanda? É enorme!

A Faceli está há pelo menos 6 anos sem investimentos significativos que pudessem dar robustez aos cursos da Instituição (Administração e Pedagogia também são ofertados, com muita qualidade). Dificuldades a enfrentar? Podem ser muitas, mas, quem tem vontade de fazer, faz!

Para se ter uma ideia, o Instituto Federal do Espírito Santo, campus Linhares, apenas nos últimos 4 anos: abriu um novo curso de Ensino Médio Técnico Integrado de Meio Ambiente, reofertou o curso Técnico Concomitante de Automação Industrial, ofertou um novo Curso Superior em Administração e dois novos cursos de Pós-Graduação: Práticas Pedagógicas, Finanças, e mais um curso deve ser ofertado nos próximos meses: Pós-Graduação em Meio Ambiente.

Isso sem falar nos vários cursos de extensão, nas formações, na criação da Incubadora, no extraordinário avanço na pesquisa, na reestruturação dos espaços físicos, na criação de laboratório de tecnologia. Ah, mas tem orçamento do governo federal... Ledo engano! A base orçamentária é a mesma do ano de 2017, escassa, com repasses irregulares... Não foi contratado ou efetivado nenhum professor ou técnico-administrativo para proporcionar o aumento da oferta dos cursos. Então, qual é o segredo de tantas conquistas? É a VONTADE de fazer.

 

*Doutora e Mestre em Letras. Especialista em Gestão Pública. Bacharel em Administração e em Ciências Contábeis. Licenciada em Letras Português / Inglês / Espanhol. Ex-Diretora Presidente da Faceli e atual Diretora-Geral do Ifes campus Linhares.

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.