Quinta-Feira, 18 de abril de 2024

A festa de Santa Júlia

Publicado em 24/11/2019. https://jornalterral.com.br/t-dkM

Meados da década de 1990 e dois notáveis agrônomos são convidados para abrilhantar os festejos do distrito de Santa Júlia, município de Santa Teresa, região serrana do Espírito Santo. São eles: Walter José Mathielo (in memoriam) e Antônio Élio Zanotti. O primeiro, na época secretário de Estado da Agricultura; e Zanotti, presidente da Emater-ES (hoje Incaper).

Lá pela tantas, o Zanotti, como ilustre filho da terra é convidado a apitar a partida de futebol entre o Santa Júlia F. C. e a equipe visitante do E. C. São Roque.

Jogo truncado, violento, disputa de troféu, estádio cheio, torcida nervosa e o placar não sai do 0 x 0 no tempo normal. Eis que no último minuto da prorrogação Zanotti marca um pênalti a favor do Santa Júlia daqueles de fazer inveja ao Eurico Miranda.

Totonho “Papa-Égua”, centroavante cascudo e dotado de temível e poderosíssimo chute, coloca a bola na marca da cal. Toma distância até o meio do campo, limpa as travas da chuteira no poste da Escelsa, inadvertidamente colocado no meio do campo, corre em direção à baliza, sem rede, e dispara com toda a potência de seus dotes zoofílicos.

A bola passa como um foguete, pra fora, raspando a baliza superior esquerda de Zé Bebelo.

Zanotti, movido pela paixão juliense, corre imediatamente para o centro do campo, assinalando o gol, mas o assistente permanece, impávido, na linha de fundo, com o mastro amarelo levantado. Confusão geral. Zanotti, suado, consulta o bandeira, olha para o padre, para o prefeito e pensa em retificar a decisão.

Porém, a torcida do Santa Júlia começa a pressionar e invadir o campo com paus, pedras e peixeiras. No clímax do sufoco, em meio ao empurra-empurra, solavancos e pescoções, Zanotti resolve, no desespero, perguntar ao goleiro do São Roque se foi gol.

– Claro que não, seu juiz. O sinhô num tá vendo que passou mais de meio metro pra fora;

Zanotti não desiste e com a sagacidade e velha manha de extensionista encara o guarda meta e pergunta:

– Escuta aqui ô Zé Bebelo. Fale a verdade, se fosse dentro do gol você pegava?

Zé Bebelo, que na verdade se chamava Marivaldo e era dublê de goleiro e datilógrafo do escritório Local da Emater olha para o chefe Zanotti, olha para o Mathielo e, meio que constrangido, balbucia:

– Acho que não!

Zanotti então, para o alívio e aplauso geral da galera, corre para o centro do campo e, de peito estufado e com determinação rouseffiana, sentencia:

– Então foi gol!!

* As matérias, textos e artigos publicados a partir de terceiros não significam que estejamos de acordo com as posições apresentadas por seus autores ou fontes. Apenas estamos buscando divulgar conteúdos que possam contribuir, de alguma maneira, para prestar um serviço social de ajuda e orientação.
Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.