Sábado, 20 de abril de 2024

A inesquecível Lira Oito de Dezembro

Publicado em 06/02/2022. https://jornalterral.com.br/t-eak

Arquivo de Joabi Caldeira

A Lira Oito de Dezembro numa apresentação em Rio Bananal

Fundada em 1960, a Lira Oito de Dezembro, chamada carinhosamente de Furiosa, animou eventos e fez a alegria dos moradores de Linhares – e de cidades vizinhas – em muitas ocasiões, até paralisar as suas atividades na década de 1980.

Registros sobre a banda podem ser encontrados no livro Vultos, Fatos & Lendas Linharenses, lançado em 1975 pelo escritor Lastênio Calmon Júnior, e no livro Lira Oito de Dezembro – O despertar de uma alvorada, publicado em 2015 pela escritora Rubia Vasconcellos Bastos Caldeira.

Lastênio Calmon Júnior registra em sua obra que as primeiras bandas de música do município surgiram antes de 1900. A primeira recebeu o nome de Lira Linharense e teve várias fases. Depois de um período sem banda, o padre Zacarias de Oliveira resolveu organizar uma e arrecadou donativos.

Conforme Lastênio, após a saída do padre Zacarias da paróquia foram realizadas reuniões na residência de dona Maria Azevedo e coube ao padre José Paoli adquirir os instrumentos em São Paulo. O prefeito Armando Barbosa Quitiba completou o montante para a compra e conseguiu junto a Polícia Militar que o suboficial Silvio Luiz das Chagas liderasse a banda.

Assim foi fundada a Lira Oito de Dezembro. A primeira apresentação ocorreu justamente no dia 8 de dezembro de 1960, numa festa em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. “Foi uma manhã magnífica. A banda em lindo e impecável uniforme tocou magnificamente, apesar dos poucos ensaios a que foi submetida”, registrou Lastênio Calmon.

O escritor relata no livro que participaram da apresentação os seguintes músicos: Sidney do Nascimento, Silvio Luiz das Chagas Júnior, João Batista, José de Oliveira Maia, Nelito Pereira da Silva, Manoel Simplício, Waldir Rotenberg, Délio Nascimento, Arnoifo Gomes Barbosa, Adenes Marcos dos Santos e Antonio Bustamente Frignani.

E ainda: Aderbal Campos Amaral, Guilherme Rui, Aristóteles dos Santos Fraga, Amazildo Carlos Fernandes, Carlos Elias, Lauro Coelho, João Guilherme Vieira Dias, Arildo Fabrício dos Santos, Antonio Fernandes, Robson da Silva Reis e Manoel Pereira dos Santos.

O livro lançado pela professora e escritora Rubia Vasconcellos Bastos Caldeira em 2015 resgata a história dessa importante banda. Ela afirma que a inspiração surgiu após o marido, Joabi Caldeira, receber quepe, batuta e partituras do músico Manoel (Maneca).

“A partir daí entrevistei seis integrantes da banda, reunimos documentos e, com as informações e materiais disponíveis, lançamos o livro”, disse. Rubia acrescenta que, ao conversar com os músicos, percebeu que eles desejam e torcem para que a Lira Oito de Dezembro retome as atividades.

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.