Terça-Feira, 23 de abril de 2024

A intensa trajetória da professora Eva Pereira dos Santos Alves #gentedaterra

Publicado em 24/07/2020. https://jornalterral.com.br/t-EEA

A história da professora Eva Pereira dos Santos Alves é fascinante! Ela nasceu em Conceição da Barra (ES) em 11 de setembro de 1968 e quando tinha seis anos – em 1974 – a família mudou para Linhares. Começava ali a sua trajetória no bairro Interlagos.

Eva conta que teve uma experiência de vida incrível. “Éramos três irmãs e convivíamos com a vovó, que era muito sábia e sempre nos ensinava o que era correto. Ela era a nossa segunda mãe. E na época havia poucas casas no bairro”.

Na verdade, eram quilômetros de mata. “Fico impressionada com o tanto que esse lugar cresceu e se desenvolveu. Recordo-me do senhor Eurides, policial, e de dona Maria, uns dos poucos vizinhos que tínhamos. Não posso esquecer também do seu Benedito Sepulcro e de dona Edite. Eram ótimas pessoas”, diz.

A professora afirma que existiam poucos comércios: “Um, do senhor Vicente, e outro, da dona Josefa e seu Liliu. O então Supermercado Linhares atendia à comunidade e ainda não existia a ponte ligando o Interlagos ao Araçá”.

O bairro precisava de luz elétrica para ser povoado. Tudo funcionava à base da lamparina e lampião. De acordo com Eva, não se ouvia falar em violência ou roubos. As lagoas eram limpas, de águas transparentes, e serviam para tomar banho e lavar louças, vasilhas, copos etc.

A Escola Maria Aparecida Lavagnoli era a única do bairro. “Foi lá que fomos matriculadas quando chegamos. Alguns anos depois a Escola Marília de Rezende Scarton Coutinho foi inaugurada. Ficava perto de casa e atendia bem à comunidade. Estudamos no Marília durante anos”, registra.

Conforme Eva, a sua história de amor pela educação teve início por lá, inspirada em ótimos professores. Ela fala com entusiasmo da professora de Educação Física, Josmari Araújo dos Santos: “Nossas aulas eram ministradas no Campo do Vasquinho, pois ainda não tínhamos quadra esportiva”.

Eva terminou o ensino fundamental, cursou o magistério e iniciou a carreira como educadora. “Fui estagiária por muito tempo, até aprender as técnicas de alfabetização e aprendizado. Peguei a primeira turma de Jovens e Adultos e foi maravilhoso ajudar as pessoas a se desenvolverem”.

Ela ficou orgulhosa quando foi contratada para trabalhar na Escola Marília de Rezende, pois ali estudou por anos.

Depois de ter sucesso na vida profissional, nada mais justo do que formar a própria família. Conheceu o marido, Benedito, no mesmo bairro, e estão juntos até hoje. O casal teve duas filhas, Nágila e Débora, e curte o neto Otávio.

O amor pelo bairro faz Eva participar ativamente da comunidade, em projetos sociais e religiosos interligados a frente Missionária Batista do Interlagos. Ela também faz parte da associação de moradores.

Passou pela direção do Ceim Adagmar Pinto Santos; Ceim Ilídia Rosa de Almeida dos Santos e Escola Marília de Rezende Scarton Coutinho. “Hoje percebo que o bairro precisa de mais escolas para atender a educação infantil e de qualidade nos espaços educativos, culturais e esportivos”, ressalta.

Eva finaliza: “Há muito que se fazer ainda pelo nosso Interlagos. É um prazer morar aqui e espero que o bairro evolua ainda mais”.

 

Divulgação

Eva Pereira dos Santos Alves reside no bairro Interlagos desde 1974

* As matérias, textos e artigos publicados a partir de terceiros não significam que estejamos de acordo com as posições apresentadas por seus autores ou fontes. Apenas estamos buscando divulgar conteúdos que possam contribuir, de alguma maneira, para prestar um serviço social de ajuda e orientação.
Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.