Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

A procissão - Por Sergio David

Publicado em 14/04/2020. https://jornalterral.com.br/t-9LY

A minha bela, doce e bucólica Vargem Alta, na década de 1960, então distrito de Cachoeiro do Itapemirim, está localizada na região sul montanhosa do Espírito Santo e se destacava por apresentar o melhor carnaval de rua do Estado.

Mas, a festa de maior repercussão no distrito, colonizado por famílias tradicionalmente católicas e de origem árabe e italiana, era a festa da Imaculada Conceição, a santa padroeira da “Princesinha das Montanhas”. Com a liderança icônica do pároco local, o padre Antônio Maria, os festejos eram tão grandiosos que chegavam a atrair tantos turistas quanto os do próprio carnaval.

Já às 6h da manhã, Antônio Nunes badalava os três sinos dando o primeiro sinal da Santa Missa. Durante todo o dia fogos de artifício pipocavam sobre as ruas e as barraquinhas da quermesse ficavam apinhadas de gente comprando imagens, escapulários, santinhos, água benta, capelete, quibes crus e hommus tahine, além de doces sírios, italianos e outras iguarias.

Às 10h, após o “terceiro sinal” de Antônio Nunes, a igreja já estava lotada. Presentes as famílias do lugar. Os David (Daoud), Abu Dioan, Teixeira, Moreira, Carmo, Guimarães, Dalvi, Fabri, Fassarela, Monteiro, Salles e Gasparini, entre outras.

Os bancos da frente e à direita do altar-mor eram reservados, hierarquicamente, para os notáveis membros honorários da “Congregação Mariana”. Estes usavam sobre a camisa domingueira uma fita de cor azul claro, em sentido diagonal ao peito, que lhes causava indisfarçável orgulho, por diferenciá-los dos demais mortais, hereges, árabes e italianos.

À esquerda do altar sentavam-se as “Filhas-de-Maria”, com a cabeça adornada com véus brancos e fitas diagonais de cor vermelha, no peito, culminando, no centro das faixas diagonais, com a foto do Sagrado Coração de Jesus.

Os bancos do meio eram das mocinhas namoradeiras e os do fundo das donzelas de reputação menos ortodoxa.

E após duas longas horas de missa em latim começa a procissão.

À frente o Padre Antônio Maria, devidamente paramentado, carregava e erguia, com muito júbilo, sobre a cabeça, o reluzente ostensório. Logo atrás os Congregados liderados por Milton David, seguidos das beatas comandadas por vovó Alice e suas congregadas: Tia Maria, Cacilda, Tia Ináh, Detinha, tia Hilda, Dona Leopoldina e Tia Lili.

Jovens e crianças carregavam lamparinas, feitas de velas envoltas em papel celofane de variadas cores, colocadas sobre varas de bambu, para enfeitar e clarear todo o caminho da procissão.

O primeiro andor é o da imagem do Sagrado Coração, carregado nos ombros de Nicula, Delecrode, Sapo Cheiroso e Tiba.

O segundo andor, puxado por João Reis, Geraldo Cristino, Gerôncio de Paiva e Tião cabeça-de-porco, traz a imagem do Cristo carregando a Cruz.

Na saída da capela padre Antônio Maria não se contém, volta e destitui a imagem de São Benedito do terceiro andor, ocupando ele mesmo a imagem do santo. Sobe, rapidamente, com um megafone nas mãos para dar as ordens sacras. Tuffy David, Gilson, Jorge e Dedei com as pesadas alças de madeira sobre os ombros lutam para tentar manter o padre equilibrado sobre o andor. Aí o padre, muito animado, inicia a puxada da cantoria:

– Deixa a luz do céu entrar, gente.

E a procissão capitaneada pelas vozes agudas das beatas e freiras, em uníssono canta:

– Deixa a luz do céu entraaaar, deixa a luz do céu entraaar, abre bem as portas do meu coração, e deixa a luz do céu entrar.

A procissão entra na Rua Escura, passa em frente ao Montanhês Club e já de frente ao cemitério padre Antônio, eufórico, se equilibrando como pode, puxa a segunda cantoria:

– Agora, Segura na mão de Deus, gente.

E a turco-italianada, já meio que emocionada, continua:

– Se as águas do mar da vida quiserem te ofuscar, segura na mão de Deus e váááá. Segura na mão de Deus, segura na mão de Deus, segura na mão de Deus e vááááá.

Ao passar em frente a Assembleia de Deus, padre Antônio, em tom provocativo, manda outra:

– A nós descei divina luz minha gente.

E a procissão em júbilo, repete a cantilena:

– A nós descei, Divinaaaa Luz, a nós descei, Divinaaa Luz, e em nossas almas ascendei, o amor, o amor de Jesus.

Até que, na última curva da pracinha, em frente à barbearia do Berico, a procissão começa a contornar à esquerda, para subir a inclinadíssima rua Felippe David.

Na virada da curva, somente o padre Antônio Maria, de cima do andor, pôde ver a jardineira do meu pai, Leocádio Marin, lá do alto da capela, descendo ladeira abaixo, em altíssima velocidade, desembestada e sem freio, em sentido contrário à procissão.

Prevendo uma grande tragédia, padre Olívio desesperado, grita no megafone:

– A jardineira, gente! Pelo amor de Deus, a jardineira, gente!

E a procissão toda, sem saber o que se passava, em tom uníssono, emendou a marchinha:

– O jardineira por que estas tão triste. Mas o que foi que te aconteceu?...

E a Festa da Imaculada Conceição na “princesinha das montanhas capixabas” acabou, para desespero do padre Antônio Maria, em mais um animadíssimo Carnaval.

* As matérias, textos e artigos publicados a partir de terceiros não significam que estejamos de acordo com as posições apresentadas por seus autores ou fontes. Apenas estamos buscando divulgar conteúdos que possam contribuir, de alguma maneira, para prestar um serviço social de ajuda e orientação.
Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.