Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

A trajetória bem-sucedida de Toninho Tótola

Publicado em 30/03/2021. https://jornalterral.com.br/t-NN8

Fotos: divulgação – Arquivo TERRAL

Toninho: carreira consolidada como músico e prestador de serviços

 

Antonio Edvar Tótola da Silva, o Toninho, é muito conhecido em Linhares e região, em especial no meio artístico, em razão de sua atuação como músico (tecladista) e prestador de serviços na área de sonorização. As pessoas que o conhecem não economizam elogios para defini-lo: responsável, amigo, bom de resenha, atencioso...

Toninho começou a cantar e tocar em 1978 ao lado dos amigos Dalcenir Porto e Guto Frigini. O trio se uniu a Jorginho e juntos fundaram o Samroteck. O grupo fez inúmeras apresentações e em 1982, contando com mais integrantes (e sem Jorginho), gravou um compacto com quatro músicas: Samroteck, Voa Visão, Banjo e Visível Invisível.

A experiência adquirida levou Toninho para outras bandas, como Arco-íris e Alarme Falso. Anos depois ele formou dupla com Pedrinho e seguiu fazendo muito sucesso, conquistando significativo espaço na cena musical – e um público fiel.

Com o objetivo de expandir o seu campo de atuação, investiu em sonorização e passou a alugá-la para músicos e eventos. É comum vê-lo prestando serviços para a banda Fanfarra, em Povoação, e em diferentes localidades de Linhares e região.

Mora há mais de 40 anos no bairro Araçá e está sempre perto da família – mãe, irmãos, namorada etc. Além da paixão pela música, sempre gostou de jogar futebol. “Não abro mão de disputar uma pelada com os meus amigos”, costuma dizer. Canhoto, atua na lateral esquerda: “Tenho estilo parecido com os laterais Roberto Carlos e Nilton Santos”, brinca.

 

Com o grupo Samroteck, em 1982. Da esq. p/ a dir.: Noel Bassani, Guto Frigini, Toninho, Manoel Carlos, Dalcenir Porto e Bremer Batera

 

Com a banda Alarme Falso, em 1987. Da esq. p/ a dir.: Evandro Suru, Dimas Porto, Leones Traspadini, Brais Oss, Genildo Cardoso e Toninho

 

A dupla Toninho & Pedrinho fez muito sucesso na década de 1990

* As matérias, textos e artigos publicados a partir de terceiros não significam que estejamos de acordo com as posições apresentadas por seus autores ou fontes. Apenas estamos buscando divulgar conteúdos que possam contribuir, de alguma maneira, para prestar um serviço social de ajuda e orientação.
Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.