Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

A trajetória marcante do jornalista Ivan Batista Cruz

Publicado em 23/06/2021. https://jornalterral.com.br/t-zMM

Arquivo

Ivan com a irmã, Sônia, em 2011

 

Por Daniel Porto

No dia 18 de março passado Linhares perdeu o jornalista e radialista Ivan Batista Cruz, vítima da Covid-19. Ele tinha 68 anos – faria 69 no dia 29 de junho – e uma trajetória marcante, fruto de muitas lutas e talento. Começou a trabalhar ainda jovem, passando por cerâmica e empresa de ônibus, entre outras ocupações.

O início na comunicação ocorreu em 1977, no jornal O Pioneiro, incentivado pelo jornalista Elber Suzano. Depois, trabalhou em A Tribuna e A Gazeta. Foi também produtor e apresentador do programa Ronda da Cidade, na Rádio Cultura AM, na década de 1980.

Uma de suas referências era a educadora Joacyr Carvalho Calmon, definida como uma mulher coerente, determinada e com um coração de portas abertas. A admiração de Ivan era tanta que, num certo Dia das Mães, lhe procurou e entregou flores.

O jornalista conta que estava triste porque havia perdido a mãe. “Espelhei em dona Joacyr o que foi a minha mãe e me senti muito feliz. Ela foi e continuará sendo uma grande lição de vida”, ressaltou.

Sempre que possível, curtia uma lagoa ou praia – tinha paixão por Conceição da Barra. Morou por 20 anos em Colatina, atuando profissionalmente, e retornou para Linhares em 2010. Gostava de contar piadas, de falar sobre o meio ambiente e de tocar violão e cantar.

No seu repertório não faltava Blowin’ In The Wind, de Bob Dylan, canção escrita em 1962 e lançada no ano seguinte. Ivan apreciava a mensagem de protesto e as perguntas sobre paz, guerra, liberdade etc. dos versos da música.

Ivan Batista deixava claro o amor e o respeito por todos os familiares, mas citava de forma especial a irmã, Sônia Maria Batista. E justificava:  “O verdadeiro amor se conhece quando alguém divide vida com você. Eu vivi essa experiência ao receber um rim da minha irmã para continuar vivendo”.

Para Ivan, a adversidade na saúde foi um “divisor de água”, uma nova visão sobre o amor ao próximo pregado por Jesus. “A insuficiência renal foi um momento dramático e minha irmã é um anjo em minha vida”, costumava dizer. O transplante ocorreu em 2 de junho de 2004, no hospital Meridional, em Vitória.

Assim que a partida de Ivan foi confirmada, Sônia registrou em seu perfil numa rede social: “Meu irmão, você me deixou lindas e preciosas lembranças e elas ficarão eternamente em minha memória. Espero que você esteja em um lugar melhor”.

Em outra postagem, Sônia destacou: “E se foi o anjo que dizia que eu era sua ‘Anja’. Você alegrou as pessoas mesmo quando tinha motivos para chorar. Que Deus cuide de você para nós. A saudade já dói muito. Te amamos eternamente”.

 

Divulgação

Ivan Batista Cruz em registro recente

* As matérias, textos e artigos publicados a partir de terceiros não significam que estejamos de acordo com as posições apresentadas por seus autores ou fontes. Apenas estamos buscando divulgar conteúdos que possam contribuir, de alguma maneira, para prestar um serviço social de ajuda e orientação.
Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.