Terça-Feira, 23 de abril de 2024

A versatilidade e o espírito solidário do professor Bernardo #gentedaterra

Publicado em 10/07/2020. https://jornalterral.com.br/t-lVy

O professor Bernardo Augusto Gomes Rodrigues participa intensamente da vida social de Linhares e tem como virtudes a versatilidade e o espírito solidário. Destacou-se como coordenador do curso de Direito da Faculdade Pitágoras de Linhares de 2009 a 2012 e da Faceli (Faculdade de Ensino Superior de Linhares) de 2013 a 2020.

A sua personalidade inquieta o levou a atuar além dos muros das instituições – em Linhares, desde 2009. Com isso, vem exercendo o voluntarismo em projetos sociais e associações de diferentes segmentos, realizando um trabalho que repercute no município e apresenta resultados satisfatórios.

O professor Bernardo é graduado em Direito e mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Social. Participou do Conselho Municipal de Saúde e do Conselho Interativo de Segurança Pública de Linhares (Consel). Presidiu a Associação de Meio Ambiente, Inovação e Sustentabilidade (Amais) e o Comitê de Bacia Hidrográfica Barra Seca e Foz do Doce.

Também presidiu o Clam (Centro Linharense dos Amigos da Criança e do Adolescente) e o Lions Clube, e é membro da Adesg (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra). Apresenta programas de TV com temáticas de utilidade pública e atua como professor universitário desde 2008.

De acordo com o professor Bernardo, a trajetória lhe permitiu interagir com pessoas de diferentes realidades, exercitar o diálogo constante e respeitar as diversidades. Com isso, vislumbra na política um caminho para viabilizar benefícios para a coletividade. Fez o curso de formação da Renova BR e se sente preparado para colocar o nome à apreciação dos eleitores no pleito de novembro.

 

Divulgação

O professor Bernardo vislumbra na política um caminho para viabilizar benefícios para a coletividade

 

A importância da família na vida do professor Bernardo

Bernardo Augusto Gomes Rodrigues nasceu em 6 de julho de 1978 em Governador Valadares (MG), filho da farmacêutica Indayá Gomes Rodrigues e do bioquímico e professor Paulo Rogério Rodrigues. É irmão de Vitor e Patrícia e tio de Paulo Vitor e Daniel.

“A minha família é tudo! Aprendi com os meus pais que devo agradecer a Deus todos os dias pelo que tenho e que preciso lutar pelos meus sonhos. Os meus pais também passaram valores como honestidade, humildade e o amor pelo trabalho”, destaca.

A família mudou para São Mateus em 1994 e quatro anos depois o professor Bernardo ingressou na Faculdade de Direito de Teófilo Otoni (MG). “Sempre sonhei em fazer esse curso. A minha vontade era colocar várias pessoas na minha frente, dizer que elas têm direitos e deveres, e assim por diante. Vibrava com isso”, afirma.

Concluiu o curso em 2002 e no ano seguinte foi aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Em seguida mudou para Vitória, para prosseguir com os estudos e trabalhar em escritórios de advocacia.

Com o falecimento do pai, em 3 de julho de 2006, o professor Bernardo voltou para São Mateus, para ficar perto da família, e continuou buscando conhecimentos e estudando para concursos, até receber uma oportunidade de lecionar no curso de Direito de uma faculdade do município.

“Quando recebi o convite confesso que me deu um ‘frio na barriga’. Aí lembrei do que meu pai dizia: ‘Cavalo selado não passa na sua frente duas vezes’. Aceitei e, enquanto Deus me der força, não tiro mais o pé de uma sala de aula”, ressalta.

Em 2009 o professor Bernardo começou a lecionar na Faculdade Pitágoras de Linhares. Assumiu a coordenação do curso de Direito meses depois e permaneceu até o fim de 2012, quando foi convidado para coordenar o curso de Direito da Faceli, cargo que exerceu de 2013 até o início deste mês.

O próximo passo do professor Bernardo é se colocar como pré-candidato a vereador de Linhares nas eleições de novembro. “A política deve ser exercida com simplicidade, discutindo os problemas das comunidades e mergulhando no sentimento de cada um. Os representantes da população precisam ter esse entendimento”, finaliza.

* As matérias, textos e artigos publicados a partir de terceiros não significam que estejamos de acordo com as posições apresentadas por seus autores ou fontes. Apenas estamos buscando divulgar conteúdos que possam contribuir, de alguma maneira, para prestar um serviço social de ajuda e orientação.
Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.