Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Adel lança projeto 'Encoraja Elas'

Publicado em 28/07/2021. https://jornalterral.com.br/t-XvB

Secom-ES

O diretor de comunicação da Adel, Marcelo Japhet Giurizzato, explicou que a ideia do projeto surgiu em 2019

A Associação para o Desenvolvimento de Linhares (Adel) lançou na terça-feira (27), no teatro Sesi, o projeto “Encoraja Elas”. O objetivo é qualificar e incentivar mulheres que sofrem algum tipo de violência doméstica a se inserirem no mercado de trabalho. A primeira turma terá 20 mulheres. A cerimônia foi prestigiada pela vice-governadora Jacqueline Moraes, prefeito Guerino Zanon e outras autoridades.

A iniciativa conta com a parceria da Federação da Indústria do Espírito Santo (Findes), Sicoob, Brametal, Weg, Grupo Brinox, Prefeitura de Linhares e Câmara de Linhares, e tem apoio do Governo do Estado, por meio da Delegacia da Mulher, e do Ministério Público do Espírito Santo (MPES).

Vários cursos serão colocados à disposição das mulheres, como conhecimentos básicos de Língua Portuguesa e Matemática, técnicas de convivência, empreendedorismo e gestão. Em sua fala, Jacqueline Moraes ressaltou a importância de todas as cidades, a exemplo de Linhares, trazerem a pauta da violência contra as mulheres de forma contundente e com a urgência que o tema merece.

“É preciso destacar a ênfase na prevenção, pois em lugar de simplesmente aceitar ou reagir à violência, as políticas públicas devem ser construídas com a forte convicção de que o comportamento violento e suas consequências podem ser evitados”, disse. A vice-governadora também falou sobre a implantação o projeto “Homem que é Homem”, do Governo do Estado, no município.

“É um instrumento fundamental, desenvolvido com o objetivo de reduzir o índice de reincidência de violência contra a mulher. Vem com a ideia de trabalhar com o homem agressor, quebrando um ciclo que, até então, ninguém havia atuado e que evita a reincidência na prática de crimes de violência doméstica e familiar”, frisou.

Para o prefeito Guerino Zanon, a meta é garantir que todas as políticas públicas potencializem as diversidades, em especial das mulheres. “O movimento Encoraja Elas, organizado pela Adel e abraçado por vários segmentos públicos e privados, está trabalhando unido em defesa das mulheres que sofrem qualquer tipo de violência”, pontuou.

O diretor de comunicação da Adel, Marcelo Japhet Giurizzato, explicou que o projeto surgiu em 2019, quando o Ministério Público buscou a Findes para criarem uma alternativa visando a ajudar profissionalmente mulheres vítimas da violência doméstica na região.

“A partir desse pedido foi possível conhecer a dura realidade da vida dessas mulheres e mobilizarmos os parceiros que estão aqui, presentes e atuantes, fazendo o projeto acontecer”, relatou.

Para a delegada da Mulher de Linhares, Silvana Soeiro, o destaque do projeto está em enfrentar a estatística de que Linhares lidera os boletins policiais de violência doméstica do Espírito Santo. “Em se tratando de violência doméstica, não há identificação dos fatores que influenciam esses números e não há um perfil específico, nem de vítimas, tampouco de agressores”.

De acordo com a delegada, as vítimas são mulheres de várias classes sociais e níveis de escolaridade. “De fato, a nossa cidade está no ranking de cidades com o maior número de boletins de ocorrência, mas não acredito que só a polícia possa melhorar a situação”.

Silvana Soeiro enfatizou: “A solução está na sociedade civil abraçar a causa com ações como essa, dando oportunidade para a mulher, não só de se empoderar, mas de tomar para si a autorresponsabilidade no enfrentamento à violência, sendo a dona de si mesma e diminuindo essa trágica estatística”.

Fotos: Secom-ES

A vice-governadora Jacqueline Moraes participou do lançamento

O empresário Ocimar Sfalsin (Findes) elogiou a iniciativa

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.