Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Adolescentes da Unip cultivam horta

Publicado em 20/04/2021. https://jornalterral.com.br/t-YdK

Adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte), situada em Linhares, cultivam uma horta que fornece os legumes, as verduras e as frutas consumidas, diariamente, por eles e pela equipe que trabalha no local.

A gerente da unidade, Rita de Cássia dos Santos Cortez, afirma que o cultivo e o manejo da terra e da horta permitem desenvolver nos adolescentes questões ligadas aos Direitos Humanos. “A ação vai além de plantar, regar, podar, arar e colher. Nessa atividade, trabalhamos a responsabilização, comprometimento, cuidado com as relações humanas, empatia, respeito à natureza e a sustentabilidade”, explica.

O projeto, desenvolvido nos meses de fevereiro e março deste ano, integra um dos 23 que foram contemplados pelo edital do JuventudES Emergencial, do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que é coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e tem parceria com o Instituto João XXIII.

Entre os produtos produzidos na horta estão: abóbora, alface, couve, cebolinha, salsa e coentro, alho, jiló, berinjela, beterraba, quiabo e melancia. “Essa parceria possibilitou a compra de materiais e de instrumentos importantes para a manutenção da horta, que ainda está em funcionamento”, disse Rita de Cássia.

A ideia do projeto surgiu depois que a SEDH percebeu que grupos de jovens em todo Estado se mobilizam para articular e organizar diferentes formas de contribuir com seus territórios durante a pandemia.

Essa atuação ocorre por meio de distribuição de cestas básicas e de materiais de higiene e limpeza, crédito em bancos comunitários, redes de trocas de experiências e compartilhamentos de informações, entre outras ações.

 

Secom-ES

Horta fornece legumes, verduras e frutas que são consumidas pelos adolescentes e pela equipe que trabalha no local

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.