Ludy Souza – Arquivo TERRAL

Encontro realizado em junho para a discussão da Agenda Linhares 2025 - 2050
A Agenda Linhares 2025-2050 valorizou desde o início a escuta ativa dos moradores. Além de encontros, foram distribuídos formulários com duas questões. Na primeira, cada colaborador discorreu sobre o Linhares atual; na segunda, citou as perspectivas com vistas ao futuro do município. O resultado do trabalho será lançado no dia 29 deste mês, às 19h, no Ifes, no bairro Aviso,
O professor e advogado Bernardo Augusto Gomes Rodrigues foi um dos responsáveis pela coleta de informações por meio do formulário de contribuição participativa. Ele destaca sugestões como as de Enildo Barcelos Passos Júnior, que defende a valorização dos servidores e mais mobilidade urbana, e a de Francisco Finamore Ribeiro, que cobra melhorias na saúde.
Gilma Iolanda Santos Ricardo Machado pede mais atenção aos projetos sociais; Leia Sacramento quer estradas rurais em melhores condições e Gilberto José Bobbio (Pepeu) reivindica mais ações voltadas para a juventude. Para Welber de Souza Reis, Linhares precisa cuidar melhor de sua população, ofertando serviços de qualidade.
Tyelle Alves Borges aponta como desafios a saúde e a educação, principalmente para as pessoas com deficiência ou que tenham crianças com deficiência. Josemar Elias Braz ressalta vários pontos fortes do município, como a economia diversificada, e propõe investimentos em tecnologia agrícola para aumentar a produtividade e sustentabilidade.
Já Miguel Pagotto Giestas defende a reforma do mercado municipal, iluminação pública subterrânea em algumas avenidas e a modernização das praças, e Edval Antonio Sant’Ana coloca a segurança, educação e saúde como prioridades.
Thiago Durão Pandini ressalta o alto índice de transparência e eficiência na gestão pública e propõe investimentos em capacitação profissional e formação técnica, enquanto Márcio Antonio Cuzzuol Pereira vê um cenário promissor para o município, com forte potencial logístico, industrial e agrícola.
Vinicius Narcizo Mendonça elogia o turismo e a segurança pública, e pede mais atenção para as áreas de educação e saúde. Já Alberto Almeida Santos prega o combate às “bocas de fumo” e critica a poluição sonora, fato que atrapalha o sossego dos moradores.
Clever da Silva Nascimento defende a oferta de mais cursos de qualificação para as pessoas que pretendem ingressar no mercado de trabalho, e Altemar Felix Leite frisa que o município precisa de equipamento público que viabilize a prática esportiva, beneficiando o futebol profissional e outros esportes.
O professor Bernardo Augusto Gomes Rodrigues cita ainda as respostas de Graziele Ferreira Peixoto, que elogia o engajamento da comunidade e o potencial natural de Linhares. “Ela quer menos desigualdade social e mais infraestrutura urbana, mobilidade e diversificação econômica”, finaliza.
Arquivo TERRAL

O professor e advogado Bernardo Augusto Gomes Rodrigues (D) foi um dos responsáveis pela coleta de informações