Felipe Reis

O documento reúne informações sobre Linhares (foto) e propõe ações para os próximos anos
A Agenda Linhares 2025 - 2050 reúne informações sobre o município e propõe ações para os próximos anos, em diversas áreas, a fim de melhorar os serviços e assegurar o bem-estar da população. O documento, que será lançado neste mês, mostra que Linhares cresce e, por essa razão, precisa enfrentar problemas e apresentar soluções.
Os trabalhos estão concentrados nas seguintes áreas: Agricultura, Assistência Social, Cultura e Turismo, Desenvolvimento Econômico e Urbano, Educação, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Obras, Serviços, Saúde e Segurança Pública.
Para elaborar a Agenda, a D. Porto Editora interage com representantes do poder público, da iniciativa privada, entidades, estudantes e moradores. O planejamento passa por dois eixos. No primeiro é abordado o momento que o município atravessa; e no segundo são citados os problemas e as propostas de como equacioná-los ou amenizá-los.
Além disso, os jornalistas Daniel Porto e Marcelo Martins, que cuidam do conteúdo, analisam trabalhos já publicados. O mais recente é o Plano de Desenvolvimento de Longo Prazo ES 500 Anos, lançado pelo governo do estado com propostas que incluem Linhares. O plano estabelece metas e estratégias para promover o desenvolvimento sustentável até 2035.
Os jornalistas pesquisam outros documentos, como a Agenda 21 (2005-2025), lançada pela prefeitura de Linhares em 2005; o Plano Estratégico 2014 - 2030, organizado pela Adel (Associação para o Desenvolvimento de Linhares); e o plano de governo 2025 - 2028, registrado pelo prefeito Lucas Scaramussa e o vice-prefeito Franco Fiorot no Tribunal Superior Eleitoral.
Outra referência da Agenda é o programa Desenvolve + Linhares, lançado no dia 25 de abril por Franco Fiorot, vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico. O plano tem oito eixos e propõe políticas públicas baseadas em projetos e ações que visam atrair investimentos e contribuir para um ambiente competitivo e justo de negócios.