Terça-Feira, 23 de abril de 2024

Agroindústria de Sooretama amplia a participação no mercado

Publicado em 17/03/2021. https://jornalterral.com.br/t-pVL

 

Secom-ES

O casal Dayana - Zenildo Valandro está à frente da agroindústria Dafruta, primeira de Sooretama a regularizar a sua produção familiar de frutas

 

A agroindústria Dafruta está cada vez mais presente no mercado da região e é a primeira de Sooretama a regularizar a sua produção familiar de frutas. O credenciamento foi concedido pelo Ministério da Agricultura no início deste mês, após acompanhamento do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

O Incaper assiste a Dafruta no plantio, processamento e comercialização das polpas de sucos. Atuou em todo o trâmite burocrático e legislativo para a regularização da agroindústria e há cerca de 10 anos auxilia a produção do agricultor Zenildo Valandro e de sua esposa Dayana Bada Valandro, com técnicas de plantio, manejo, adubação, irrigação e análise do solo.

A propriedade localizada no distrito de Juncado tem um pomar de goiaba, maracujá e acerola. Para a maior diversificação de sabores das polpas de sucos, a agroindústria recebe de outros produtores de frutas, como manga, cacau, cajá e graviola. Zenildo participa de uma associação e da Cooperativa da Agricultura Familiar de Sooretama e está inserido no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

No entanto, sem a regularização para fazer a entrega das polpas direto ao PNAE, o agricultor precisava processar suas frutas em uma agroindústria a cerca de 150 quilômetros de distância, em Colatina.  “Gastava tempo, porque é muito chão para andar, e muito dinheiro pagando o processamento. Agora, com a regularização, posso vender diretamente para o PNAE”, frisa, feliz.

Zenildo acrescenta que o credenciamento abre novos mercados em empresas e em cidades como Linhares e São Mateus. E diz que o Incaper foi fundamental no processo, prestando auxílio, principalmente na parte burocrática.

O extensionista e engenheiro agrônomo do escritório do Incaper de Sooretama, Lucas Calazans, explica que o trabalho desenvolvido com o agricultor contempla a adoção do Manual de Boas Práticas de Fabricação. “Nós orientamos a produção familiar no manejo da produção na propriedade, e como o agricultor deve receber a matéria-prima até a comercialização”, pontua.

Sobre a conquista da regularização, Lucas destaca o trabalho desenvolvido pelos colegas do escritório de Sooretama e a participação da engenheira de alimentos do Incaper, Mariana Vinha, que ajudou com orientações sobre legislação e outros temas.

Zenildo pode ainda receber frutas de outros cooperados e fazer o processamento para serem transformadas em polpas, fortalecendo outros agricultores familiares da região no processo de comercialização.

De acordo com Lucas Calazans, com a regularização da agroindústria Zenildo fica apto a vender para onde desejar. “Se uma grande empresa do município adota a política de comprar somente de fornecedores da região, o agricultor pode fazer a venda, porque é regularizado e ganha mais por ser uma venda direta”, disse.

 

Abacaxi

A variedade de abacaxi Vitória, desenvolvida pelo Incaper, será plantada na propriedade de Zenildo Valandro, em Sooretama. A implantação da cultura faz parte de um projeto de pesquisa do Instituto que será inserido nas próximas semanas e irá destinar boa parte da produção de abacaxi para a agroindústria, resultando em um novo sabor de polpa de suco.

“Estou com boas expectativas com a implantação dessa pesquisa. Nunca plantei abacaxi, mas vou ter por perto extensionistas e pesquisadores que são referências”, concluiu Zenildo.

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.