Daniel Porto - TERRAL

O radialista e produtor rural José Carlos Fiorot (E) com o músico Sandro Aldanir Seidel e o governador Albuíno Azeredo
Por Daniel Porto
Governador do Espírito Santo no período 1991 - 1994, o engenheiro Albuíno Cunha de Azeredo esteve várias vezes em Linhares. Na cidade, após cumprir agenda oficial, se reunia com amigos e ficava à vontade. Gostava de bons comes e bebes e se arriscava na área artística, cantando algumas músicas.
Quando visitava o Pontal do Ipiranga fazia questão de saborear uma moqueca preparada pelo casal Nice - José Augusto Avanza, proprietário do famoso bar e restaurante Ecológico. Na época do Micarense, o carnaval fora de época de Linhares, anunciava obras durante o dia e à noite prestigiava os festejos.
Em certa ocasião, dividiu o microfone com o músico Sandro Aldanir Seidel e o radialista e produtor rural José Carlos Fiorot na Associação Banestes de Linhares, que ficava entre os bairros Novo Horizonte e Interlagos e hoje não existe mais. Além de radialista, Carlinhos Fiorot foi durante anos secretário municipal de Turismo.
História
Albuíno Cunha de Azeredo nasceu em Vila Velha em 21 de janeiro de 1945 e faleceu em 16 de setembro de 2018. Em 1963 ingressou na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), concluindo o curso em 1967.
Foi estagiário da Companhia Vale do Rio Doce e efetivado após a formatura, onde exerceu os cargos de chefe da Divisão de Engenharia Civil e do Departamento da Estrada de Ferro Vitória-Minas. Também atuou como professor de Engenharia na Ufes.
Após 15 anos de dedicação à Vale, partiu para o setor privado, fundando uma consultoria em projetos ferroviários. A empresa se estabeleceu no Rio de Janeiro e Albuíno aproveitou para lecionar na universidade federal, a UFRJ.
Em janeiro de 1988 foi convidado a assumir o cargo de secretário de Planejamento do Espírito Santo, durante o governo liderado por Max de Freitas Mauro (1987-1990). Na época o sistema de transporte da Grande Vitória (Transcol) foi estruturado, rendendo elogios.
Em 1990 Albuíno se candidatou ao governo do estado, pelo PDT, e venceu as eleições, exercendo o mandato de 1991 a 1994. No seu governo a área de infraestrutura foi uma das prioridades, assim como o fortalecimento do sistema Transcol e a ampliação da malha rodoviária.
Outro destaque de seu mandato foi o investimento em saneamento básico, por meio do Programa de Despoluição dos Mananciais Litorâneos do Espírito Santo (Prodespol). O seu governo também foi marcado por um período econômico muito difícil, devido à inflação.
Primeiro governador negro eleito no Espírito Santo, faleceu em 16 de setembro de 2018 após complicações causadas por uma pneumonia. O enterro foi realizado em um cemitério de Ponta da Fruta, em Vila Velha, com honrarias de chefe de Estado.
Daniel Porto - TERRAL

Registro de 1991. Da esq. p/ dir.: vereador Roberto Ricardo de Mendonça, prefeito Luiz Cândido Durão, deputada federal Etevalda Grassi de Menezes, governador Albuíno Azeredo e deputado estadual Waldir Durão Filho