Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Alunos de Sooretama contam como conquistaram o 1º lugar na Ufes

Publicado em 06/01/2020. https://jornalterral.com.br/t-9nn

Os ex-alunos da Escola “Cândido Portinari”, em Sooretama, Luiz Cláudio Passabom Lopes e Jhully Stelman, já se preparam para começar um 2020 diferente. Será dentro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Eles passaram em primeiro lugar nos cursos de Educação do Campo – Ciências Humanas e Sociais e Educação no Campo – Linguagens, respectivamente.

Os dois estudantes refletem as ações desenvolvidas ao longo de 2019 pela Secretaria da Educação (Sedu) no que refere à preparação dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), bem como para os vestibulares. A Sedu contabiliza cerca de 640 capixabas de escolas públicas aprovados em faculdades públicas e privadas, garantindo o acesso ao ensino superior.

Luiz Cláudio destacou que sua conquista é fruto de muita dedicação. “Minha rotina de estudos era chegar da escola, almoçar, descansar um pouco e estudar até as 18 horas. Depois, eu fazia alguma coisa para me divertir. Às vezes, jogava ou lia algum livro e sempre ficava muito atento às notícias em sites e canais”, disse.

Entre as ações realizadas pela Sedu e que ajudaram os estudantes está o Pré-Enem Digital. As aulas foram realizadas no contra turno do ensino regular e contaram com o apoio de plataformas digitais para avançar no processo de aprendizagem. Os aulões foram realizados em 36 municípios, em escolas-polo das 11 Superintendências Regionais de Educação (SRE), contemplando cerca de dois mil alunos.

Jhully Stelman, de 17 anos, participou do Pré-Enem Digital e destacou que ele foi importante, principalmente, com as aulas de redação uma vez por semana, já que a prova do vestibular foi uma prova de redação. O que aprendia no curso complementava com os conteúdos da escola”, contou.

Para alcançar o primeiro lugar no vestibular, a aluna manteve a dedicação aos estudos e recebeu apoio da família e escola. “Tive excelentes professores que foram importantes para que eu conseguisse realizar o vestibular com êxito, como a minha professora de língua portuguesa Rochele Marques e a professora de geografia, Ana Cristina Soprani, que me incentivou bastante”, destacou.

De acordo com Jhully, outra pessoa que foi essencial nesse processo foi a mãe, que enfrentou muitas dificuldades para que ela conseguisse fazer a prova, chegando até a pedir dinheiro emprestado para pagar a taxa de inscrição, entre outras coisas. “A minha mãe me ajudou muito emocionalmente, não me deixando desistir”, concluiu.

 

Divulgação

   

Luiz Cláudio Passabom Lopes e Jhully Stelman, ambos de Sooretama, passaram em primeiro lugar em cursos da Ufes

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.