Quarta-Feira, 17 de abril de 2024

Associação atua há 17 anos no Degredo

Publicado em 05/05/2021. https://jornalterral.com.br/t-jmR

Fundada em 2004, inicialmente como Associação de Pescadores e Extrativistas de Degredo “Atalino Leite de Araújo”, a entidade desempenha o papel de agente mobilizador, desenvolvendo projetos que visam à melhoria socioeconômica e cultural dos membros da comunidade.

Após intenso trabalho e muito esforço de seus membros, a Certificação Quilombola foi publicada no Diário Oficial da União em 20 de maio de 2016. Em 2018 ocorreu a atualização do seu estatuto, tornando-se ASPERQD – Associação dos Pescadores e Extrativistas e Remanescentes de Quilombo de Degredo.

A associação é civil, não tem fins lucrativos ou econômicos e possui sede na Comunidade Remanescente de Quilombo do Degredo, localizada em Linhares. É  formada por membros de troncos familiares remanescentes de quilombo e demais membros da comunidade tradicional.

Dentre as várias finalidades para a qual foi criada, estão: a congregação dos membros da comunidade no tocante a unir esforços na luta pelos objetivos e bem comuns, bem como na manutenção da identidade tradicional e preservação dos costumes locais.

A ASPERQD contribui, ainda, para o desenvolvimento socioambiental, cultural, econômico e tecnológico para seus associados, incluindo a promoção da defesa dos interesses coletivos e étnicos da Comunidade Remanescente de Quilombo do Degredo.

 

Divulgação

A ASPERQD possui sede na Comunidade Remanescente de Quilombo do Degredo, localizada em Linhares

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.