Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Associação promove minicurso de formação em direitos

Publicado em 06/09/2021. https://jornalterral.com.br/t-ddM

Divulgação

Minicurso presencial promovido pela ATI ASPERQD sobre “Comunidades Quilombolas e Direitos Ambientais”

A ATI ASPERQD promoveu em julho a terceira rodada da série de minicursos de formação em direitos, sendo o primeiro na modalidade presencial. O tema abordado foi: “Comunidades Quilombolas e Direitos Ambientais”.

A iniciativa tem como objetivo a qualificação para participação informada das atingidas e atingidos no sistema  de  governança  e  no  processo  de  reparação  dos  danos  causados  pelo rompimento  da  barragem  de  Fundão,  Mariana/MG.

A mobilização foi realizada pela equipe de Relacionamento com a Comunidade,  de  casa  em  casa,  e os  mobilizadores  utilizaram  dois  informativos para buscar o engajamento. Pessoas  de  várias  faixas etárias se inscreveram.

Selecionadas por meio de edital, a antropóloga Fernanda de Oliveira e Silva e a advogada Ana Carolina Tostes ministraram o minicurso, compartilhando conhecimento sobre direitos ambientais para comunidades tradicionais.

Mais de 50 pessoas participaram, divididas em duas turmas. Cada participante falou sobre a sua experiência, citando conflitos ambientais vivenciados no território do Degredo, sobretudo após a chegada da lama. 

O último dia de minicurso foi reservado para a coleta de feedbacks e formatura, que contou  com  a  presença  dos  formandos,  parentes e  amigos.

Após a certificação, a ASPERQD, por intermédio do diretor cultural Pedro Costa e da presidenta Cléia, preparou uma surpresa  de  encerramento,  com  roda  de  jongo,  manifestação  cultural  do Degredo – de origem afro-brasileira.

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.