Segunda-Feira, 29 de abril de 2024

Ausência do Luau Elétrico na programação do Pontal gera críticas

Publicado em 04/01/2023. https://jornalterral.com.br/t-jYN

Arquivo TERRAL

Realizado há vários anos, o Luau Elétrico está fora da programação de 2023

A prefeitura de Linhares divulgou recentemente a programação de verão no litoral. Uma das atrações é o projeto Estação Pontal, que promete animar o balneário todas as quintas-feiras, à noite, durante o mês. O palco foi montado entre as cabanas Pioneiro e Tô à Tôa e a entrada é gratuita. O que em princípio era uma boa notícia gera polêmica e críticas.

O evento é idêntico ao Luau Elétrico, que é realizado há vários anos no Pontal, sob o comando do cantor e compositor Preto Pires, e neste ano não consta na programação. Basicamente, a única mudança de uma promoção para a outra é a mudança do dia, de quarta para quinta. O assunto repercute muito, em especial nas redes sociais.

Lideranças que defendem a iniciativa de Preto Pires acusam o secretário de Esportes e Lazer de Linhares, Fabrício Lopes, de ter boicotado o Luau Elétrico e de “ter dado uma pernada na comunidade”. Essas lideranças ressaltam que o luau é um evento de tradição e vitrine das manifestações culturais do balneário.

“O Estação Pontal é similar e será realizado no mesmo lugar e horário, mudando apenas o dia e o nome para burlar a patente/registro do artista Preto Pires, que é morador do balneário, idealizador e organizador do luau e reconhecido como o principal representante desse movimento cultural”, sustentam os apoiadores do luau.

 

O outro lado

Em matéria publicada no site da prefeitura de Linhares, o secretário Fabrício Lopes afirma que o projeto Estação Pontal dará espaço para que novos artistas e os que já estão no mercado possam mostrar o seu trabalho. “É uma política pública muito importante de divulgação e de fomento para aqueles que curtem a boa música e para aqueles que querem mostrar o trabalho para o público”, disse.

A prefeitura anuncia para o dia 5 Renato Casanova, Filipe Fantin e Glauco; dia 12, Leones Traspadini, Léo Lima e Jales do Comichão; dia 19, Jhonatan Coimbra, Weverson Pessoti e Fernanda Pádua; e para o dia 26, Fred Macucos, Carol Gava e Lucas Chaves. A promoção abre espaço para artistas se apresentarem num palco interativo e conectado com o público.

 

Evento começou em 2004

Arquivo TERRAL

O cantor e compositor Preto Pires é o idealizador do luau

O cantor e compositor Preto Pires começou a reunir amigos no Pontal do Ipiranga em 2004, com fogueira, drinques, tochas e muita música, alegrando as férias nas noites de janeiro. O encontro ganhou força a partir de 2014, quando Preto teve a oportunidade de colocar o seu som na praia e de se apresentar com tudo amplificado.

A estrutura potencializou o luau, permitindo que a música fosse ouvida com menos interferência do vento. Deu ainda abrangência e facilitou a interação com as pessoas, passando de poucas em volta de uma fogueira para centenas – e até mesmo milhares em algumas ocasiões.

De acordo com Preto, artista e morador do Pontal, a sensação é de honra e gratidão a todos que abraçam o movimento. “Tudo que o balneário me oferece me deixa apaixonado. Se Deus me permitir, o luau será apenas um dos frutos que eu, como semente, ainda quero dar ao nosso querido lugar", pontua.

 

Luau Elétrico 2023 foi lançado em 21/12

Rick Santos

Representantes de diversos segmentos foram homenageados

Confiante na sequência do Luau Elétrico, o cantor e compositor Preto Pires lançou o evento para 2023 no dia 21 do mês passado, no Let’s Linhares. Ele reuniu muitos amigos e convidou ao palco, como atrações musicais, Plaxtico, Magrão, Sunset R2 e LM Vibration.

A promoção contou com representantes de diversos segmentos, sorteios  e com a entrega de troféus aos seus apoiadores. E foi dedicada a Wellinton Dionízio Miranda, amante do Pontal falecido em 19 de dezembro de 2021. Wellinton foi representado pela esposa Lucy, a filha Úrsula e diversos amigos e admiradores.

Na oportunidade foram homenageados: CD Veículos (Sedemir Barbino), Litoral Gás (André Martins), Jalyfarma (Jaliene Pontara Rigotti), Supermercado Lima (representado por Mallú Motta Rizzi), Labirintos Material de Construção e Marmoraria (Andréia Caliman Gomes e Carlos Henriques Gomes), Le Pontte Petiscaria (Priscila de Freitas Calmon) e Jornal TERRAL (jornalista Daniel Porto).

E ainda: Sicoob, Pedal Linhares (Tião Silva), vereador Urbano Dávila, Segunda Sem Lei, CDRL, Pedra do Mar Material de Construção (Natival Loures Filho), Let's Linhares (Pablo Fredmamm), Associação de Moradores do Pontal do Ipiranga (José Elizeu Lorenzutti), Conselho de Cultura de Linhares (Drena Mach), Serlihges (Reuber Costa Nascimento) e Rede SIM (Will Souza).

Também receberam a honraria os seguintes músicos: Maurício Dias, Dagson Souza, Fernando, Tássio, Sullivan, Felipe, Rafael Celestrini, Rômulo, Plaxtico e Magrão. A competente equipe que conduziu o evento foi formada por Nani Pires, Naiara, Priscila de Freitas Calmon e Rick Santos.

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.