Quinta-Feira, 18 de abril de 2024

Azulinho News de quarta-feira, 29 de abril de 2020

Publicado em 29/04/2020. https://jornalterral.com.br/t-jpa

Veja o que abre, ou não, no feriado do Dia do Trabalhador em Linhares. Feiras livres funcionam normalmente

Nesta sexta-feira, 1º de maio, é feriado do Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador e muitos serviços não funcionam em Linhares.
O expediente nas repartições públicas da Prefeitura não funciona e abre novamente na segunda-feira(4). Também no feriado, não haverá recolhimento de lixo e nem varrição de ruas. No sábado(2), as coletas urbanas retomam á atividade normal.
Os bancos ficam fechados no feriado e retornam ao funcionamento normal na segunda-feira(4).
As lojas, o Mercado Municipal e os supermercados não funcionam na sexta-feira(1º). No sábado(2), a abertura volta ao normal. Hospitais e cemitérios funcionarão normalmente.
As feiras livres serão realizadas normalmente no feriado de sexta-feira(1º) e também no sábado(2), ambas no Parque de Exposições, das 6h ás 15h.
A Guarda Civil Municipal manterá a rotina de trabalho com funcionamento 24 horas. O serviço poderá ser acionado por meio do telefone 153.
No Shopping Patiomix, as lojas ficarão fechadas.
A Delegacia Regional, no bairro Três Barras, terá atendimento normal na sexta-feira(1º).

 

Comércio funciona em Rio Bananal, mas movimento nas lojas ainda é fraco

O município de Rio Bananal reabriu o comércio no dia 22 de abril, após ficar com as portas fechadas desde o dia 21 de março. A abertura partiu de um decreto estadual e municipal, que autorizou o funcionamento, mas com algumas medidas visando a diminuição da propagação do novo coronavírus.
Para entrar nas lojas, os consumidores deverão estar com máscaras e os empregadores, do mesmo modo, fornecer álcool em gel para todos e máscaras para os funcionários. Além disso, devem limitar a quantidade de pessoas dentro do estabelecimento.
Alguns setores notaram pouca movimentação, mesmo com as portas abertas. Muitas lojas continuam vazias e as pessoas têm ido ao centro apenas pagar as contas nos bancos e na casa lotérica. Já outros setores não sentiram tanta diferença, como é o caso de alimentação.
A expectativa dos lojistas é aumentar as vendas na próxima semana, quando os filhos devem comprar ao menos uma lembrancinha para presentear as mães.
O decreto, assinado pelo prefeito Filismino Ardizzon, determina todas as restrições e medidas que cada consumidor e empresário devem ter durante a pandemia. Caso o estabelecimento seja flagrado descumprindo as regras, poderá ser multado e pode até perder o alvará de funcionamento.

A imagem pode conter: carro e atividades ao ar livre

 

Isolamento social: acidentes de trânsito diminuem. É o reflexo de menos movimentação nas ruas e nas estradas

Os balanços divulgados pela Polícia Rodoviária Federal do Espírito Santo nesse período de pandemia da Covid-19 vem mostrando uma queda no número de acidentes nas estradas. E a redução é explicada pelo isolamento social, adotado como medida de prevenção e redução do contágio do novo coronavírus. Com as pessoas dentro de casa e muitas empresas fechadas, a movimentação de veículos, motos e bicicletas caiu bastante, consequentemente reduzindo as ocorrências de trânsito. O mesmo aconteceu nas cidades. Em Linhares, a cidade viu os veículos saírem das ruas para as garagens. A lógica dessa diminuição é simples: com menos pessoas nas ruas, menor é a circulação de carros. Com os bares fechados, o risco dos condutores saírem ás ruas alcoolizadas também diminui. O reforço no policiamento é outro fator crucial da diminuição de acidentes.
O Corpo de Bombeiros tem trabalhado pouco, segundo informaram os atendentes. As chamadas telefônicas caíram bastante, o que eles consideram bom, já que isso significa menos pessoas envolvidas em acidentes e outras situações de risco.

 

Nascido em maio ou junho pode sacar R$ 600 do auxílio nesta quarta-feira(29)

Quem nasceu em maio ou junho pode fazer o saque do auxílio emergencial de R$ 600 em dinheiro direto da poupança digital da Caixa nesta quarta-feira (29). O saque em espécie começou na segunda-feira e está sendo liberado em etapas, de acordo com o mês de aniversário da pessoa, para evitar aglomerações nas agências. Ainda assim, a busca pelo auxílio ainda provoca filas imensas e muito desrespeito ao distanciamento pedido para evitar a disseminação do novo coronavírus.
Na Caixa Econômica Federal do centro de Linhares diversas pessoas se aglomeravam, antes mesmo da abertura da agência. O objetivo da liberação aos poucos é reduzir o número de pessoas nas agências e lotéricas e, assim, evitar aproximação umas das outras. Haviam muitas pessoas sem máscaras e na porta da agência um guarda com máscara borrifava álcool em gel nas mãos de quem entrava no banco.
Em toda a extensão da fila, o distanciamento mínimo de 1,5 metro não era respeitado e o que se via era gente aglomerada, conversando e sem qualquer proteção.

Veja o calendário de saque em espécie da poupança digital sem cartão nos canais de autoatendimento e lotéricas:

27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro

28 de abril – nascidos em março e abril

29 de abril – nascidos em maio e junho

30 de abril – nascidos julho e agosto

04 de maio – nascidos em setembro e outubro

05 de maio – nascidos em novembro e dezembro

 

Polícia Militar apreende submetralhadora no bairro Santa Cruz

A Polícia Militar aprendeu uma submetralhadora no bairro Santa Cruz, em Linhares. A apreensão aconteceu no início da tarde desta terça-feira (28). Um suspeito foi preso.
Os militares chegaram ao local depois de a polícia receber uma denúncia anônima de que havia um veículo furtado/roubado no local. Uma equipe da PM foi até o bairro e encontrou esse veículo.
Policiais continuaram as buscas e, próximo do local, abordaram um rapaz de 19 anos. Com ele, a polícia apreendeu uma submetralhadora calibre .380, dois carregadores e 30 munições intactas.
“Essa ação reforça o comprometimento dos policiais militares do 12ºBPM em prover segurança ao cidadão capixaba”, afirma o comandante da Polícia Militar de Linhares, o Tenente Coronel Geovanio Silva Ribeiro.
O material apreendido e o suspeito foram levados à Delegacia de Linhares, que deve investigar o caso.

Nenhuma descrição de foto disponível.

* As matérias, textos e artigos publicados a partir de terceiros não significam que estejamos de acordo com as posições apresentadas por seus autores ou fontes. Apenas estamos buscando divulgar conteúdos que possam contribuir, de alguma maneira, para prestar um serviço social de ajuda e orientação.
Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.