Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Azulinho News de quinta-feira, 02 de abril de 2020

Publicado em 02/04/2020. https://jornalterral.com.br/t-q4A

Coronavírus: estão suspensas as visitas na Penitenciária Regional de Linhares

A pandemia do coronavírus mudou também a rotina dentro dos presídios capixabas. De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça(Sejus), desde esta quarta-feira(1) as visitas aos detentos em todo sistema prisional do Estado estão suspensas por 30 dias. Desta forma, os detentos ficarão sem visitas de familiares até o dia 1º de maio. A medida é para ajudar no combate ao novo coronavírus. De acordo com a Sejus, não existe nenhum caso da doença confirmado dentro dos presídios do Espírito Santo. Ainda como medida, alguns presos que fazem parte do grupo de risco já foram liberados e estão cumprindo prisão domiciliar. Como em todo o Estado, desde esta quarta-feira(1) as visitas na Penitenciária Regional de Linhares também estão suspensas. A Sejus informa que o objetivo da suspensão é colocar a vida em primeiro lugar e preservar a saúde de profissionais do presídio e dos detentos que estão sob responsabilidade do Estado. Ainda segundo a Sejus, as condições de visitação vão ser restabelecidas tão logo a pandemia do coronavírus não apresentar mais riscos á população.

 

Quarentena em Sooretama exige atenção redobrada para evitar criminosos

Por conta da quarentena, as ruas do centro de Sooretama estão desertas, sem o movimento tradicional impulsionado pela atividade do comércio. Com isso, aumenta a insegurança de quem ainda tem que passar pelo local, seja para ir ao trabalho ou para pagar alguma conta, por exemplo. O chefe da Delegacia Regional de Linhares, delegado Fabrício Lucindo, que também responde pela unidade de Sooretama, afirmou que, com as ruas mais vazias, as pessoas têm que redobrar a atenção e caso note alguma atitude ou movimentação suspeita perto de sua casa ou na rua, não fique na dúvida e ligue imediatamente para o 190 da Polícia Militar. O delegado também disse que não dá para afirmar que os crimes vão diminuir com as pessoas em casa. Para evitar, foi montado reforço policial na área central e também em regiões escolares e residenciais. Dessa forma, assim como outros profissionais, os policiais não param e continuam na linha de frente durante o período de isolamento.

 

Crimes contra a vida crescem na quarentena em Linhares. Só na segunda quinzena de março foram 8 homicídios

A quarentene decretada como medida de prevenção ao contágio do coronavírus não apenas reduziu o número de pessoas nas ruas de Linhares como também influenciou nos homicídios ocorridos na cidade nas últimas duas semanas. Os crimes contra a vida aconteceram na segunda quinzena de março e deixaram a população assustada. Prá se ter uma idéia, desde o início do isolamento social, no dia 18 de março, nada mais, nada menos do que 8 assassinatos foram registrados aqui no município. Aumentaram também os crimes contra o patrimônio, sobretudo no Centro. Para evitar os ataques, foi montado reforço policial na área central, local mais vulnerável á criminalidade.
A boa notícia é que, como parte da população está em casa e não saí á noite em razão de tudo fechado, houve uma redução no número de prisões em flagrante. Outro delito que sumiu das ocorrências na última semana foi o de casos de motoristas embriagados.
Com relação a denunciar qualquer situação, seja homicídio, roubo, assalto ou furto, nem é preciso sair de casa prá fazer isso. O disque 181 e o 190, da Polícia Militar, são canais telefônicos para fazer denúncias e obter informações. Eles funcionam 24 horas todos os dias, inclusive finais de semana e feriados.

 

Em Linhares, serviços essenciais não param, e o "jogo do bicho" também não

Os decretos do município e do governo do Estado dão prioridade ao funcionamento de serviços e atividades essenciais, como farmácias, postos de combustíveis, bancos e lotéricas, onde a população pode pagar contas.
Mas, em meio à pandemia de coronavírus, uma atividade não deu trégua: o jogo do bicho segue com suas apostas quase que normalmente. Classificado como uma contravenção penal, a atividade é ilegal, embora seja culturalmente “aceito” em todo o País.
Em Linhares, são pelo menos cinco sorteios diários — às 11 horas (amarelina), 14 horas (diurna), 16 horas (vespertina), 18 horas (noturna) e 21 horas (corujinha). Nas quartas e sábados, também havia um sorteio no horário das 18 horas que acompanhava o sorteio da Loteria Federal, que foi suspensa pela Caixa momentaneamente por causa do coronavírus.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

 

Para não perder a viagem: confira quais serviços os bancos realizam em Linhares

As agências bancárias de Linhares estão realizando apenas serviços considerados essenciais. Para não perder a viagem e acabar se expondo ao coronavírus nas ruas á toa, é preciso ficar atento aos serviços atendidos nos bancos. As instituições financeiras têm feito até uma triagem na fila. Quem vai ás agências para resolver algo que poderia ser feito vias canais de atendimento na internet ou telefone é orientado a voltar para casa.
Conforme informações de um dos integrantes do Sindicato dos Bancários de Linhares, João Bosco Teixeira, os atendimentos considerados essenciais são em caso de cartões bloqueados, retirada de cartões, saque de programas sociais, como o Bolsa Família, atendimento do PIS, PASEP e para aposentados. Todas agências atendem das 10h ás 14h.

 

Dois homens e uma mulher são presos com produtos eletroeletrônicos furtados, dinheiro e arma de fogo, no Shell e Aviso

Três pessoas-dois homens e uma mulher-, bastante conhecidos no mundo do crime, foram retiradas de circulação pela polícia na noite desta quarta-feira(1). Venâncio da Vitória Gaudêncio, de 20 anos, Ana Paula Santos de Souza, de 27 anos, e Walber Ferrari, de 25 anos, foram presos por receptação e tráfico de drogas, além de furto. Policiais faziam patrulhamento próximo á praça do bairro Shell, quando avistaram Walber conduzindo um carrinho de mão com produtos eletroeletrônicos. Ao ser abordado, ele não soube informar a origem do material, mas acabou confessando que furtou os produtos na Lubiana Tratores. Disse que praticou furto também numa creche do bairro Interlagos, de onde levou eletroeletrônicos, botija de gás, panela de pressão industrial, liquidificador industrial, computador, entre outros objetos, e trocou parte desses materiais por crack com o traficante Nenzinho do Aviso. A outra parte ele disse que vendeu para o dono de um bar no bairro Aviso e o restante do furto trocou por uma pedra de crack avaliada em R$ 100 numa boca de fumo também no bairro Aviso, com o casal Venâncio e Ana Paula. Os policiais foram atrás de Nenzinho, mas não conseguiram localizá-lo. No entanto, efetuaram a prisão de Venâncio e Ana Paula, que, ao avistar os policiais, jogaram duas sacolas pela janela. Uma os policiais não conseguiram recuperar, mas dentro da outra encontraram uma garrucha calibre 22 e munições.
Condizidos á delegacia, Venâncio e Ana Paula foram autuados por tráfico e associação ao tráfico de drogas, além de receptação de produtos furtados, e Walber indiciado por furto qualificado. Após serem interrogados, os três foram encaminhados para a Penitenciária Regional de Linhares.

* As matérias, textos e artigos publicados a partir de terceiros não significam que estejamos de acordo com as posições apresentadas por seus autores ou fontes. Apenas estamos buscando divulgar conteúdos que possam contribuir, de alguma maneira, para prestar um serviço social de ajuda e orientação.
Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.