Terça-Feira, 23 de abril de 2024

Azulinho News de quinta-feira, 07 de maio de 2020

Publicado em 07/05/2020. https://jornalterral.com.br/t-YWp

Em meio á pandemia, comércio preparado para Dia das Mães atípico

Nem a proximidade do Dia das Mães fez o clima do centro de Linhares mudar em meio ao período de pandemia do coronavírus. Quem passa pelas lojas estranha a decoração bem tímida este ano. Os lojistas explicam que a estratégia para atrair clientes neste tempo de isolamento social agora é outra e se resume a baixar os preços. Os descontos variam entre 20% e 40%. Tem loja em que nenhum cartaz foi colocado. Em relação ao movimento, até o momento os comerciantes observam estar "bem calmo" e não parece que nem é semana do Dia das Mães. A tranquilidade também é percebida pelos clientes.
É bom lembrar que um decreto da Prefeitura de Linhares autoriza o comércio dos grupos II e III a funcionarem em horário especial para as celebrações do Dia das Mães. Até esta sexta-feira(8), o comércio do grupo II poderá abrir das 8h ás 16h e o do grupo III das 10h ás 18h. No sábado(9), o comércio funcionará das 8h ás 16h para os dois grupos.

 

Homem pede ajuda para encontrar moto furtada no bairro Shell

Um homem, em contato com o Azulinho através de Whatsapp, pediu ajuda para encontrar uma moto furtada no início da noite desta quarta-feira(6), na avenida São Mateus, no bairro Shell. Segundo ele, a moto, modelo Honda Biz é branca, tem rodas liga leve e placa ODN-6878, de Pinheiros. Ela estava estacionada em frente á sua casa, localizada perto da escola municipal "Emir de Macedo Gomes", e não tinha alarme. Frisou que o bandido agiu entre 18h e 19h.
Quem tiver qualquer informação pode entrar em contato através dos telefones 190 ou 181.

 

* Mega Sena paga nesta quinta-feira(7) R$ 55 milhões para aquele que acordar com aquilo para a lua.

* Com o uso de máscaras, pesquisa mostra que caiu em 80% o número de gente feia na cidade.

* Frase que rolou ontem nas redes sociais: "Enquanto houver dinheiro público sem licitação, o pico da pandemia será adiado para o mês seguinte".

 

Idoso tem crise de tosse em fila de lotérica e provoca pânico entre usuários

O medo de contrair o novo coronavírus gerou susto entre as pessoas que estavam na fila de uma casa lotérica de Linhares na tarde desta quarta-feira(6). Uma crise de tosse de um idoso na área externa do estabelecimento provocou apreensão e medo quem estava no local. O caso ocorreu na casa lotérica que funciona no bairro Conceição. Um jovem, que também estava na fila, disse que o idoso era seu pai e que ele sofre de bronquite.
Apesar de o idoso estar de máscara, as pessoas ficaram com medo. O uso do acessório em Linhares, só prá lembrar, é obrigatório em ônibus e nas vias públicas da cidade.

 

Visitas continuam suspensas em unidades prisionais do ES

A Secretaria da Justiça (Sejus) prorrogou por mais 30 dias a suspensão das visitas em todas as unidades prisionais do Estado. A medida também é mantida para as atividades laborais externas e o calendário letivo, realizados no sistema prisional. A decisão leva em consideração a pandemia do novo Coronavírus e os casos de contaminação comunitária registrados no Espírito Santo.
Desde o dia 1º de abril, as visitas estão suspensas e as unidades mantêm contato com os familiares dos internos para repassar informações, em substituição às visitas presenciais. Esse contato tem sido realizado pelo Serviço Social seja por telefone ou por mensagens enviadas aos endereços de e-mails das unidades.
Desde o início da pandemia, a Sejus tem implementado medidas para conter o contágio da doença na massa carcerária. Para isso, celas de isolamento foram criadas para atender aos casos suspeitos ou positivos do novo Coronavírus.
O acompanhamento de saúde de todos os internos está mais frequente, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção e controle da doença no ambiente prisional.

Medidas de prevenção

Desde o início da pandemia, a Sejus adotou medidas para prevenir o contágio do Covid-19 entre internos e servidores. Além disso, a limpeza das unidades e de equipamentos operacionais tem sido reforçada.
As equipes de saúde que atuam no sistema prisional receberam treinamento sobre a doença e atuam como multiplicadores, repassando informações sobre prevenção e sintomas aos internos, inspetores e demais servidores dos presídios.
Todas as unidades prisionais que contam com atendimento médico e celas de isolamento foram delimitadas em todas as unidades para acompanhamento dos apenados com sintomas gripais.

A imagem pode conter: céu, casa e atividades ao ar livre

 

Brilho da lua cheia desta quarta-feira(6) ilumina o céu de Linhares

A imagem pode conter: noite e céu

 

Marcos Garcia combina atividade parlamentar ao período de isolamento social

Desde o início do período de isolamento social, proposto pelo Governo do Estado, o deputado estadual Marcos Garcia vem adotando as medidas de segurança necessárias. O deputado possui um gabinete regional em Linhares, onde reside, e onde trabalha com regularidade. Reuniões virtuais, despachos por telefone, o uso de máscara e do álcool em gel ficaram mais frequentes no exercício da atividade parlamentar.
De acordo com o parlamentar, as demandas continuam chegando, seja por ligações telefônicas ou mensagens. E, após análises, elas são transformadas em projetos de lei, indicações ou ofícios. Em geral, são sugestões e pedidos do setor agrícola, do qual ele é próximo, de lideranças sociais e de moradores de Linhares e municípios vizinhos.
Como exemplo, Garcia cita o pedido do segmento agrícola para que as lojas de insumos fossem consideradas essenciais e autorizadas a funcionar. “Apresentei o pedido do segmento para o governador e ele incluiu o setor entre os liberados a trabalhar”, disse ele.
O deputado lembra que, na primeira sessão extraordinária virtual da Assembleia Legislativa, pediu ao governador que ele usasse os recursos do Fundo de Infraestrutura e do Fundo Soberano para a criação de uma linha de crédito rápida e fácil para os pequenos comerciantes, produtores rurais e pescadores. “Mais uma vez o governador atendeu nosso pedido e criou o Fundo de Aval”, frisou.
Outra ação do deputado, motivada pela sugestão social, foi o pedido feito ao diretor-presidente do Procon Estadual, Rogério Athayde, para que o órgão intensificasse as fiscalizações de combate ao preço abusivo do álcool em gel e de máscaras de proteção.

Projetos e indicações

Ainda com foco nas ações de combate aos impactos socioeconômicos provocados pelo coronavírus, Marcos Garcia apresentou projetos de lei e indicações. Um deles é o PL 256/2020, que obriga os bancos a oferecem aos seus clientes na modalidade conta salário o mesmo acesso aos serviços disponíveis nos aplicativos e internet banking para os demais clientes. Outra iniciativa de Marcos Garcia é a indicação nº 694/2020, na qual o deputado solicita que o presidente do Tribunal de Justiça do Estado oriente os Cartórios de Registro Civil, em funcionamento no Estado, a autorizarem a retificação da causa da morte nas certidões de óbito para os casos nos quais a causa determinante da morte seja confirmada depois do registro do óbito.
“O momento que vivemos é extremamente desafiador. Quem precisa da ação do poder público não pode esperar. A evolução da doença no Estado e, em especial, em Linhares nos preocupa. Por isso estou atento às medidas de combate ao novo coronavírus. Estou conversando com diversos segmentos da sociedade para buscar soluções para os problemas que essa doença está causando”, afirma Marcos Garcia.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área interna

* As matérias, textos e artigos publicados a partir de terceiros não significam que estejamos de acordo com as posições apresentadas por seus autores ou fontes. Apenas estamos buscando divulgar conteúdos que possam contribuir, de alguma maneira, para prestar um serviço social de ajuda e orientação.
Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.