Quinta-Feira, 18 de abril de 2024

Azulinho News de terça-feira, 05 de maio de 2020

Publicado em 05/05/2020. https://jornalterral.com.br/t-7rM

Sooretama registra a primeira morte de paciente com Covid-19

Uma mulher de 88 anos, moradora de Sooretama, morreu na manhã dessa segunda-feira (5) enquanto estava internada. A paciente teve o resultado positivo para Covid-19.
Foi o primeiro óbito no município relacionado à doença. De acordo com a prefeitura da cidade, ela foi internada no final de março em um hospital da Grande Vitória por causa de problemas de saúde.
Depois, foi transferida para o Hospital Estadual Jayme dos Santos Neves, na Serra, que é uma referência no Espírito Santo em atendimento de casos graves de coronavírus. Lá, ela fez o exame e teve o resultado positivo para a doença.
Na manhã dessa segunda(4), a idosa de 88 anos morreu. O nome dela não foi divulgado pela Prefeitura de Sooretama. Ela foi enterrada durante a tarde, mas a família não pode acompanhar.
A Secretaria Municipal de Saúde lamentou a morte e informou que passa a monitorar as pessoas que tiveram contato com a família da paciente e recomendou a todos o isolamento domiciliar.
A morte já consta no Painel Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que mostra o município com quatro casos confirmados da doença e duas pessoas clinicamente curadas.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

 

Alerta: vírus da Covid-19 sobrevive por várias horas nas sacolinhas de supermercado

O uso de máscaras e álcool gel e o distanciamento social estão entre os maiores responsáveis pela prevenção do coronavírus. Mas também é preciso ter cuidado com as sacolinhas que a gente recebe nos supermercados, padarias e açougues.
O alerta acaba de ser divulgado por pesquisadores da área de Engenharia Química. Eles identificaram que o vírus pode sobreviver em superfícies por diferentes tempos.
No plástico, por exemplo, ele pode permanecer por até 72 horas. Já no aço inoxidável por até 48 horas e no papelão por 24 horas. Por isso, para reduzir o risco de transmissão, superfícies, latas, vidros e plásticos devem ser lavados com água e sabão.
Frutas e verduras consumidas cruas, além de serem lavadas com água e sabão, ainda precisam ser mergulhadas em uma solução de 1 litro de água com uma colher (sopa) de água sanitária.
Já nas superfícies, a aplicação de água sanitária por 1 minuto é suficiente para eliminar o vírus. O vinagre e o bicarbonato se mostraram INEFICAZES para combater esse vírus.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e nadando

 

Com as pessoas mais em casa devido a pandemia, consumo de água aumenta em Linhares

A quarentena fez aumentar o consumo de água nas residências durante o mês de abril em Linhares, segundo informações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto(Saae) da cidade. De acordo com a autarquia municipal, o motivo do aumento no consumo de água é a maior permanência das pessoas em casa por causa do isolamento social, devido á quarentena da pandemia do novo coronavírus. No entanto, a consequência não irá refletir nos valores das contas; pelo contrário, a isenção da tarifa de água está prevista até junho. Para que os moradores não tenham surpresas desagradáveis, a recomendação é não abusar do consumo de água neste momento. Apesar do aumento no consumo, o Saae afirma que , neste momento, não há motivos de preocupação com a possibilidade de racionamentos no fornecimento de água. Porém, a autarquia pede que a população faça o uso racional da água evitando desperdícios.
Além do aumento no consumo de água e também por conta da quarentena do novo coronavírus, as pessoas estão consumindo mais energia elétrica, já que muitos estão trabalhando em suas casas.
Mesmo assim, os gastos com as contas de energia não deverão ser tão afetados pelas famílias, já que um projeto de lei da Câmara de Vereadores concede a isenção do pagamento da taxa de iluminação pública até o mês de julho.

A imagem pode conter: sapatos e atividades ao ar livre

 

Inflamação ocular inédita no País afeta tartarugas marinhas na foz do Rio Doce

Uma inflamação ocular até então inédita no Brasil está acometendo as tartarugas marinhas que desovam e se alimentam na foz do Rio Doce. Chamada de blefarite, a doença começou a aparecer nas fêmeas e filhotes que visitam as praias da região da Reserva Biológica de Comboios, em Regência, litoral de Linhares, pouco depois que os rejeitos de minério da Samarco chegaram à região após o rompimento da Barragem de Fundão, em 5 de novembro de 2015.
O pesquisador Eduardo Muhlen, da Fundação Pró-Tamar no Espírito Santo, explica que ainda não foi feita uma relação direta entre os rejeitos de minério e a inflamação, devido ao fato de as tartarugas marinhas serem "animais com ciclo de vida longo e complexo" e que, portanto, "quaisquer conclusões a respeito de tendências populacionais e efeitos de impactos devem envolver uma longa série histórica de dados". Com o decorrer deste monitoramento, disse, "cremos que será possível responder a estas perguntas com maior propriedade".
Por ora o que se sabe é que "essa inflamação ocular nunca havia sido observada e não é em nenhum outro estado ou área com desovas de tartarugas marinhas", ressalta o oceanógrafo Joca Thomé, coordenador nacional do Centro Tamar do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Centro Tamar/ICMBio), também sediado no Espírito Santo.
Os indivíduos que apresentam a blefarite estão tendo material de análise coletado e enviado para o Instituto Marcos Daniel, em Vitória, entidade responsável pela pesquisa voltada a identificar se há algum agente etiológico – vírus, bactéria ou fungo – causando a inflamação.
Mas uma outra possibilidade, explica a médica-veterinária Cecilia Baptistotte, analista ambiental do Centro Tamar/ICMBio, é que o problema tenha uma causa mais mecânica ao invés de etiológica, afetando as tartarugas que permanecem por mais tempo na região, em contato prolongado com a água contaminada com rejeitos de mineração. "O contato com muito sedimento poderia ser a causa da irritação", diz.

Menos filhotes

Além da inédita inflamação ocular, os pesquisadores do Projeto Tamar também observaram sensível alteração no perfil das praias de Comboios e diminuição das taxas de eclosão de ovos depositados pelas fêmeas na região.
A "notável mudança no perfil de praias, principalmente no entorno da foz do Rio Doce (praias de Comboios e Povoação)", é a questão que hoje mais chama atenção dos pesquisadores. "Em certos trechos destas praias, que são as principais áreas de reprodução no litoral do Estado, o mar tem avançado em direção às áreas de restinga de uma forma inesperada, acarretando numa diminuição da faixa de praia e diminuindo assim as áreas disponíveis para desova. Além disso, este avanço da maré tem ocasionado uma perda um pouco maior de ninhos pela ação do mar", relata Eduardo.
Essas mudanças constatadas nas praias, ressalta Joca, pode estar mudando a temperatura da areia e causando a redução da taxa de eclosão dos ovos. "As alterações de perfil da praia são fatos mostrados pela Rede Rio Doce Mar como consequência da lama", afirma, "mas os efeitos dessa alteração física nos organismos ainda precisam ser verificados", aponta. "Só mais pesquisas para comprovar", pondera.

A imagem pode conter: comida

 

Medo do novo coronavírus faz procura por atendimento cair nas Unidades de Saúde

Desde o início da pandemia do novo coronavírus é possível notar diminuição de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde de Linhares. Nota-se que as pessoas estão com medo de ir até ás unidades pelo risco alto de contaminação destes locais, além de muitos evitarem sair de casa quando há recomendações para que fiquem nas residências em isolamento social. Muitos preferem procurar um médico particular ou até mesmo fazer automedicação, evitando assim correr ainda mais risco. Já outras pessoas dizem que o atendimento diminuiu porque alguns trabalhadores iam até ás Unidades Básicas de Saúde para conseguir um atestado médico, e como muitas empresas haviam paralisado o funcionamento, o documento não foi necessário. Ainda não se sabe o real motivo para a diminuição ou se foi uma junção de vários fatores, mas os números decrescentes foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde.
Mesmo em meio á pandemia do novo coronavírus, alguns procedimentos continuam sendo realizados, como consultas e cirurgias eletivas.
Os hospitais também estão mais vazios do que o normal. Para alguns médicos, o medo de contágio tem afugentado outros doentes.

 

Polícia Ambiental apreende material de pesca e leva dois para a delegacia em Linhares

Durante o feriado prolongado do dia do trabalho, o Batalhão de Policia Militar Ambiental(BPMA) esteve atuando em todo o estado, realizando patrulhamento no intuito de prevenir e também fiscalizar ocorrências que envolvam crimes ambientais.
Em destaque, duas operações de patrulhamento náutico: uma ao norte do estado, no município de Linhares, e outra na Grande Vitória, no município da Serra. Em Linhares foram abordados dois indivíduos que não eram pescadores profissionais e estavam utilizando uma rede de arrasto medindo aproximadamente setenta metros e já haviam capturado aproximadamente 20 quilos de tainha e um robalo.
Todo o material apreendido foi entregue, junto com os detidos, na Delegacia Regional, no bairro Três Barras.

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

Carro roubado em Aracruz é apreendido pela PRF na BR-101, em Eunápolis(BA)

Um carro roubado há um mês foi recuperado pela Polícia Rodoviária Federal na noite do último domingo(3), durante fiscalização na BR-101, a dois quilômetros do centro de Eunápolis(BA). De acordo com a polícia, foram encontradas diversas adulterações nos sinais identificadores do Ônix prata, como no chassi, vidro e motor.
O casal que estava no veículo foi levado para prestar esclarecimentos na delegacia. O homem declarou que o carro pertencia a seu irmão. Segundo ele, o Ônix foi comprado pelo valor de R$ 39 mil, no fim do ano passado, em Vitória(ES), apesar do registro de roubo ter sido feito há poucos dias na cidade de Aracruz.
No momento da abordagem, quem conduzia o carro era a mulher. Ela disse que não sabia da irregularidade. Os dois são moradores de Teixeira de Freitas e estavam indo para Itabuna. O homem, conforme a polícia, foi autuado por receptação culposa-quando não há intenção de adquirir objeto que é fruto de um crime. Ele vai responder ao processo em liberdade. A mulher foi ouvida e liberada.
O carro ficou apreendido no pátio da polícia e vai ser restituído ao proprietário.

 

Abuso sexual: polícia recebe novas denúncias contra animador de festas

A Polícia Civil de Linhares recebeu quatro novas denúncias contra um animador de festas infantis suspeito de abuso sexual de menores. O homem de 30 anos está preso no Complexo Penitenciário do Xuri, em Vila Velha, desde o dia dia 23 de abril.
Segundo a polícia, os novos casos foram denunciados na semana passada.
Agora, no total, são 10 denúncias contra o suspeito. De acordo com o delegado Fabrício Lucindo, se comprovados os crimes, ele pode ser condenado de 5 a 15 anos de prisão por cada uma das denúncias.
Fabrício Lucindo também reforçou que os pais tenham atenção com as crianças em locais com muitas pessoas e movimentação. "Esse lugares onde existem aglomeração de adolescentes e crianças costumam ser um local propício para esse tipo de pervertido que comete crime de pedofilia. Escolinhas de futebol, casas de festas, igrejas [são exemplos]. Normalmente, o pedófilo aproveita essa situação para se aproximar da criança”, disse.

Caso

O animador foi preso, autuado por estupro de vulnerável e encaminhado para a Penitenciária Estadual de Vila Velha no dia 23 de abril. De acordo com a Polícia Civil, nas denúncias, as vítimas relatam abusos cometidos por ele desde 2012.
Segundo o delegado, a prisão aconteceu depois da conclusão da investigação. O delegado explicou que o suspeito tinha a confiança das famílias e das crianças por fazer trabalhos sociais na cidade. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 181.

* As matérias, textos e artigos publicados a partir de terceiros não significam que estejamos de acordo com as posições apresentadas por seus autores ou fontes. Apenas estamos buscando divulgar conteúdos que possam contribuir, de alguma maneira, para prestar um serviço social de ajuda e orientação.
Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.