Sábado, 20 de abril de 2024

Bairro Nossa Senhora da Conceição surgiu em 1969

Publicado em 20/05/2020. https://jornalterral.com.br/t-OVq

Como surgiu o bairro Nossa Senhora da Conceição e por que recebeu esse nome? As respostas estão nas páginas 17 e 18 do Guia Histórico Geográfico das Ruas de Linhares. O livro em questão foi lançado pela Editora Porto em 1995, numa iniciativa da Serlihges (Seccional Regional de Linhares do Instituto Histórico Geográfico do Espírito Santo).

Na obra, as professoras e escritoras Maria Lúcia Grossi Zunti e Therezinha Durão Costa registram que, para que o avião do presidente Getúlio Vargas pousasse em Linhares, a fim de inaugurar a ponte sobre o rio Doce, em 22 de junho de 1954, a prefeitura desapropriou uma área de terra da Fazenda Três Barras, pertencente a Genésio Durão, para a construção do campo de aviação.

Maria Lúcia e Therezinha destacam que, como não recebeu o montante referente à área desapropriada, “o Sr. Genésio entrou na Justiça e 15 anos depois teve o seu terreno de volta, totalmente impróprio para o uso agropecuário. Por esta razão, vendeu o terreno para o irmão Álvaro Garcia Durão que, juntamente com o filho Adilson e o Sr. Pedro Gonçalves Pereira formaram uma sociedade, abriram a firma Gonçalves, Durão & Cia. Ltda. e promoveram o loteamento da área”.

As escritoras ressaltam que, “o sócio Adilson Garcia Durão foi o responsável pela venda dos lotes e, atendendo sugestão de sua mãe, dona Castorina Garcia Durão, deu ao novo bairro o nome de Nossa Senhora da Conceição, em 1969”.

PML

O bairro Nossa Senhora da Conceição é um dos mais valorizados de Linhares

 

Divulgação

As professoras e escritoras Therezinha Durão Costa (E)
e Maria Lúcia Grossi Zunti registraram em livro como surgiu o bairro

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.