Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Boletim traz informações sobre a qualidade da água

Publicado em 13/01/2021. https://jornalterral.com.br/t-q78

A Fundação Renova disponibiliza um novo canal de informações sobre o monitoramento da água dos rios impactados pelo rompimento da barragem de Mariana. Trata-se do Boletim das Águas, que desde o mês passado é apresentado para o público no site da fundação.

O boletim é produzido a partir de dados do Programa de Monitoramento Quali-Quantitativo Sistemático (PMQQS), que desde 2017 gera uma base de dados confiável e contínua sobre a qualidade da água e sedimentos, com parâmetros físicos, químicos e biológicos.

De acordo com Kamila Bermond, analista de Programa Socioambiental da Renova, o objetivo é tornar mais legíveis as transcrições de dados coletados, por meio de explicações diretas e sintéticas de questões como qualidade da água bruta, níveis de metais encontrados e índices técnicos como IQA (relativo à qualidade da água) e ICT (relativo às substâncias potencialmente tóxicas na água).

Kamila destaca que os dados sobre o monitoramento dos rios impactados pelo rompimento: Gualaxo do Norte, Carmo e Doce são disponibilizados mensalmente, e a cada três meses o boletim insere informações sobre os monitoramentos realizados nas lagoas, estuários e zona costeira, “tudo de maneira simples e transparente”.

O lançamento da primeira edição está previsto para este mês, complementando os dados já publicados sobre os rios. Para ter acesso ao Boletim das Águas basta acessar www.fundacaorenova.org.br.

 

Divulgação

O boletim é produzido a partir de dados do Programa de Monitoramento Quali-Quantitativo Sistemático

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.