Segunda-Feira, 29 de abril de 2024

Cada crônica representa uma viagem ao passado

Publicado em 23/02/2024. https://jornalterral.com.br/t-eyRD

Daniel Porto - TERRAL

Saudade em Retalhos registra passagens curiosas, jocosas e divertidas

Vale a pena desfrutar da leitura de Saudade em Retalhos. Em 154 páginas e 36 crônicas, Ayrton José dos Santos registra histórias pra lá de interessantes, mexendo com a memória afetiva de quem viveu as situações em tela – ou episódios semelhantes.

A relevância da obra é latente desde o início, na homenagem póstuma que o autor presta à esposa, Helena, e prossegue nas explicações que dá sobre o trabalho que define como “historinhas simples” – e as páginas seguintes mostram outra realidade: textos envolventes e bem escritos!

Como Ayrton registra, há passagens curiosas, jocosas e divertidas. O tom mais sério ocorre em apenas alguns textos, e o autor explica o motivo no livro. De todo modo, cada crônica representa uma viagem ao passado. Citamos aqui alguns trechos – que certamente aguçarão a curiosidade de quem pretende adquirir a obra.

Na página 49, em Antigas Paixões do Futebol Alegrense, o autor fala da rivalidade entre duas equipes tradicionais da cidade, Sport Club Rio Branco e Comercial Atlético Clube, e de um fato pitoresco ocorrido na década de 1960.

Na página 81, na crônica Boas Intenções Inválidas, Ayrton conta uma passagem engraçada que ocorreu na agência de Linhares do Banco do Brasil. Ou seria uma agência de ônibus? O fato é que sobrou para o funcionário Geraldo Godói Soares...

Quem adquirir o livro e quiser se deliciar com o conteúdo, vai observar na página 85 que O Intrépido Campeão José Carlos de Souza enviou telegrama para a mãe na Bahia dizendo que chegaria de surpresa. O episódio não poupa nem os serviços dos Correios.

Atento às reminiscências, o autor resgata na página 131 a famosa Lei de Gerson, propaganda de cigarro protagonizada pelo craque de futebol Gerson, campeão do mundo pelo Brasil em 1970, Na peça, Gerson, cumprindo roteiro definido por uma agência, dizia que gostava de levar vantagem em tudo.

Eis que Ayrton puxa a Teoria de Gerson para o Cláudio, um dos atletas das “peladas” de fim de semana que eram disputadas no campo da Fazenda Goitacazes, em Linhares.

Bom, Ayrton lançou Córrego da Brisa em 2014 e continua oferecendo belas histórias com Saudade em Retalhos, que em breve estará na praça: “O amigo Henrique Custódio está me ajudando na organização e a AABB [Associação Atlética do Banco do Brasil] já disponibilizou o espaço”, adianta.

Para o jornalista Daniel Porto, assim que a obra sair, leitores e admiradores vão reivindicar mais um livro. “Estamos diante de um caso típico de trilogia. Temos a temática, consolidada por histórias bem construídas, e duas obras prontas. Resta apenas mais uma”, afirma.

Daniel acrescenta: “Uma coisa de cada vez. Primeiro prestigiamos o lançamento de Saudade em Retalhos e depois reivindicamos o fechamento daquilo que tem tudo para se tornar uma bela trilogia. O respeitado Ayrton está de parabéns e esse projeto terá o melhor desfecho possível”.

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.