Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Casagrande integra aliança de governadores pelo clima

Publicado em 01/11/2020. https://jornalterral.com.br/t-zev

O governador Renato Casagrande (PSB) participou na quinta-feira (29), de forma virtual, do 1º Encontro Internacional dos Governadores pelo Clima, promovido pelo Centro Brasil no Clima (CBC). Ao final do evento os líderes estaduais assinaram carta-compromisso para formação de uma aliança de enfrentamento à crise climática. Além disso, criaram o Conselho de Governadores pelo Clima.

O intuito é avançar na integração de políticas subnacionais para o cumprimento das metas do Acordo de Paris e estimular o fortalecimento de eixos econômicos sustentáveis. A carta ressalta o papel fundamental dos governos estaduais no esforço global para manter o aquecimento da Terra abaixo de 2°C e acelerar a transição para uma economia limpa e inclusiva.

Durante o encontro, Casagrande lembrou as ações que o governo capixaba já implementa na proteção ao meio ambiente. “Temos um programa de combate às mudanças climáticas que desenvolvemos desde o início da gestão”, destacou.

O governador também citou o Plano Estadual de Resíduos Sólidos e de Desenvolvimento Regional Sustentável para cada microrregião e outras ações de preservação ambiental já desenvolvidas no Espírito Santo, como o inventário de gases do efeito estufa e o monitoramento da seca e da qualidade do ar.

O Estado ainda realiza o controle de barragens, tornou obrigatória a instalação de sistemas de energia solar em novas edificações públicas e está montando um centro de gerenciamento de riscos e desastres naturais.

O Programa Reflorestar, que é referência nacional na restauração de florestas em larga escala, também foi enaltecido por Casagrande. “Trata-se de um investimento da ordem de R$ 70 milhões. Estamos remunerando produtores rurais para manter intactas dez mil hectares de mata nativa, além de monitorarmos mais 200 mil hectares que estão sendo recuperados”, explicou o governador.

 

Secom-ES

Em encontro de governadores, realizado de forma virtual, Casagrande firmou compromisso de integrar uma aliança de enfrentamento à crise climática

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.