Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Centro cultural oferece oficinas gratuitas e online

Publicado em 14/05/2021. https://jornalterral.com.br/t-23Y

Divulgação

Aula de balé com a professora Alanna Oliveira no Centro Cultural Eliziário Rangel

 

O Ritornelo, criado pela Associação Centro Cultural Eliziário Rangel, na Serra, é um dos projetos selecionados no Edital Doce, da Fundação Renova. O espaço encarou o desafio de oferecer aulas de balé, circo, capoeira e teatro de forma remota. As atividades foram adaptadas para este momento de enfrentamento à pandemia e estão com vagas abertas.

Desde janeiro, 90 crianças, jovens e adultos de diversas regiões do estado têm sido atendidos de maneira online e gratuita. Ao longo do ano serão ministradas 80 horas mensais de oficinas em oito turmas, além do empréstimo de livros. “Antes da pandemia, nosso espaço tinha uma média de visitação de 5 mil pessoas por mês, explica Antônio Martins Vitor Júnior, diretor do local.

Ele acrescenta: “Não nos abatemos. Adiamos o início das atividades aprovadas no edital e, fora isso, mantivemos tudo como planejado. Como já havia quase um ano desde o início da pandemia, tínhamos certa experiência com o trabalho remoto e conseguimos nos adaptar”.

Antônio conta que monitores e alunos construíram uma dinâmica de encontros semanais online. Tudo é acompanhado pela organização, que estabeleceu um limite de faltas para manutenção da vaga e criou grupos de WhatsApp para atender às necessidades dos alunos.

Também o empréstimo de livros não será comprometido: títulos e reservas serão disponibilizados no site do centro cultural para que apenas a retirada seja feita de forma presencial.  “Todo esforço é válido”, destaca.

O Centro Cultural Eliziário Rangel é uma instituição sem fins lucrativos equipado com teatro, galerias, cinema, praça, café-bar, terraço e um mirante com vista panorâmica da cidade. Batizada com o nome do líder negro abolicionista da Revolta do Queimado, busca a promoção, difusão e democratização do acesso à arte.

O Edital Doce é uma iniciativa criada pela Fundação Renova para fomentar projetos de cultura, turismo, esporte e lazer nas regiões atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Minas Gerais e no Espírito Santo. Vai destinar R$ 13,5 milhões para 228 projetos, sendo R$ 4,5 milhões para o estado capixaba.

Os projetos estão sendo liberados a partir das adaptações para oferecer atividades culturais garantindo o cumprimento de todas as normas atuais de saúde e segurança. Até o momento 78 selecionados iniciaram as ações planejadas em diversas comunidades, beneficiando cerca de 63 mil pessoas nos dois estados e gerando 500 postos de trabalho.

A analista do programa de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova, Érika Carvalho, destaca: Os projetos acabam sendo algo positivo em meio a tantas dificuldades que estamos enfrentando. Desviar um pouco o foco e se dedicar ao lazer e à cultura acaba sendo um respiro”, disse.

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.