Sábado, 20 de abril de 2024

Ciciliotti: 'Linhares é um dos municípios mais lindos que conheço' #gentedaterra

Publicado em 28/07/2020. https://jornalterral.com.br/t-yJG

 “Linhares é um dos municípios mais lindos que conheço, pela sua gente, lagoas e rios maravilhosos”. A afirmação é do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Luiz Carlos Ciciliotti, e foi feita ao site TERRAL nesta semana, ao abordar o tempo no qual morou no município.

Ciciliotti frisa que passou a adolescência e parte da juventude em Linhares. “Cresci muito profissionalmente e aprendi muito, inclusive sobre política. Trabalhei, estudei, me diverti, joguei futebol de salão e futebol de campo no Industrial, América e em outros times. Fiz grandes amigos e tenho saudades”.

O hoje conselheiro nasceu em Iconha e seguiu para Linhares com a família no início da década de 1960. Residiu nas localidades de São Jorge da Barra Seca e Jurama, que desde 1994 pertencem a Vila Valério, e de 1964 a 1975 no Centro da cidade. Estudou no colégio “Bartouvino Costa” e na escola “Emir de Macedo Gomes”.

Começou a trabalhar muito cedo. Em 1968 na Linhares Diesel, no bairro Araçá, de 1969 a 1971 na Farmácia Santo Antônio e de 1971 a 1975 na Farmácia Real, dos sócios José Liberato Segundo e Egídio Travaglia. A saída de Linhares para Vitória ocorreu em 1975, para estudar.

“Cursei Farmácia com especialização em Bioquímica e depois fiz uma pós em Auditoria em Saúde. Fui professor no Salesiano de 1981 a 1987 e na Escola Técnica Federal [hoje Ifes] de 1986 a 1990”, registra.

Começou a vida pública em 1987. Foi secretário de Finanças e presidente do Conselho Regional de Farmácia durante quatro anos e conselheiro federal até 1990. Também ocupou a presidência do Sindicato dos Farmacêuticos por um mandato de dois anos.

Exerceu várias funções relevantes, entre eles, de diretor administrativo e financeiro do Bandes, secretário chefe da Casa Civil do Espírito Santo, diretor da Companhia de Desenvolvimento de Vitória, subsecretário estadual de Ciência e Tecnologia, coordenador da Fundação Nacional de Saúde e de auditor, subsecretário e titular da Secretaria de Saúde do Espírito Santo.

Apesar de gostar e de participar da política desde os tempos de Linhares, só em 1986 se filiou a um partido político, o PSB, onde exerceu os cargos de diretor e presidente, até ocupar o cargo de conselheiro do TCE-ES, em 27 de fevereiro de 2019.

A passagem de Ciciliotti por Linhares foi marcante. Para Ronaldo e Volney, filhos do saudoso José Liberato Segundo, a trajetória bem-sucedida dele não surpreende. “Era um funcionário muito aplicado e estudioso”, afirma Ronaldo. “Ele queria cursar Farmácia e com muito esforço conseguiu realizar esse sonho”, acrescenta Volney.

De acordo com o governador Renato Casagrande, a militância exercida por Ciciliotti ajuda na compreensão do processo político. “Não há nenhuma dúvida em relação a sua conduta. Ele é uma pessoa equilibrada e justa”, disse. Outro elogio parte do conselheiro Rodrigo Chamoun: “Luiz Ciciliotti tem mais de 30 anos de serviço público e já passou pelas esferas municipal, estadual e federal”, pontua.

O radialista Binha Viguini destaca a amizade e a qualidade técnica do atleta Ciciliotti. “Éramos muito próximos e jogamos num time muito forte de futebol de salão. Ele era muito habilidoso”, garante. E finaliza: “Ciciliotti mostra que, com garra e determinação é possível descortinar novos horizontes”.

 

Divulgação

Luiz Carlos Ciciliotti mudou para Linhares no início da década de 1960 e ficou até 1975

* As matérias, textos e artigos publicados a partir de terceiros não significam que estejamos de acordo com as posições apresentadas por seus autores ou fontes. Apenas estamos buscando divulgar conteúdos que possam contribuir, de alguma maneira, para prestar um serviço social de ajuda e orientação.
Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.