Terça-Feira, 15 de outubro de 2024

Concessão de benefícios do INSS fica mais rápida

Publicado em 14/06/2021. https://jornalterral.com.br/t-WqW

Marcelo Casal Jr - Agência Brasil

De acordo com o INSS, o acordo firmado vai ao encontro das ações que vem adotando desde 2020

 

Em vigor desde o dia 10, os novos prazos para concessão de benefícios do INSS ficaram mais rápidos. As novas datas são fruto de acordo da instituição e de outros órgãos do governo federal com o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU).

De acordo com o INSS, o acordo firmado vai ao encontro das ações que vem adotando desde 2020. O instituto contratou servidores temporários, ampliou as equipes de análise em 22% e o número de benefícios concedidos de forma automatizada. Além disso, realiza mutirões para os benefícios mais solicitados, como auxílio-maternidade e pensão por morte, entre outras ações,

Com os novos prazos, o benefício assistencial à pessoa com deficiência passou para 90 dias; o benefício assistencial ao idoso, para 90 dias; aposentadorias, salvo por invalidez, 90 dias; aposentadoria por invalidez comum e acidentária, 45 dias; salário maternidade, 30 dias; pensão por morte, 60 dias; e auxílio reclusão, 60 dias.

Caso os prazos não sejam cumpridos, haverá o pagamento de juros de mora ao segurado e o pedido será encaminhado para a Central Unificada para o Cumprimento Emergencial, que terá um prazo de dez dias para a conclusão da análise.

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.