Terça-Feira, 7 de maio de 2024

Convivendo com problemas, vereadores discutem criação de código de ética

Publicado em 11/07/2023. https://jornalterral.com.br/t-MXya

Arquivo TERRAL

A Câmara de Linhares convive com problemas desde o início da atual legislatura, em 1º de janeiro de 2021

Desde o início da atual legislatura, em janeiro de 2021, a Câmara de Linhares convive com problemas. Durante esse período, dois vereadores foram cassados e dois se licenciaram. Além disso, grupos se formaram e se desfizeram, parlamentares trocaram de posição e há intensa troca de acusações e disputa de poder.

Nas últimas semanas, com o acirramento dos ânimos entre os vereadores, a possível criação de um código de ética voltou a ser discutida. Na sessão de segunda-feira (10) a proposta foi ventilada por alguns, com o objetivo de estabelecer princípios e regras de decoro que devem orientar a conduta dos que estejam no exercício do cargo.

Durante a sessão, vários vereadores se manifestaram. Roninho Passos, por exemplo, disse que a sua postura vai continuar a mesma, ou seja, “mostrando o que ocorre no legislativo”. Já Messias Caliman afirmou que “a casa está fazendo vergonha, uma bagunça”, e criticou “as publicações mentirosas que tentam induzir o público”.

Dos 17 vereadores que tomaram posse em 1º de janeiro de 2021, quatro não estão na câmara: Valdir Maciel e Waldeir de Freitas foram cassados e Fabrício Lopes e Roque Chile se licenciaram para assumir, respectivamente, as secretarias municipais de Esporte e Lazer e de Turismo e Cultura.

Johnatan Maravilha ocupa o lugar que era de Valdir e Urbano Dávila o de Waldeir. A vaga de Fabrício ficou inicialmente com Amantino Pereira Paiva (que foi para o Ipasli) e agora está com Tobias Cometti. Roque Chile foi substituído por Pâmela Maia. Além dessas trocas, o vereador Carlos Almeida ficou afastado 180 dias, por determinação da justiça, mas já reassumiu o cargo.

Problemas à parte, três vereadores tentaram alçar voos mais altos nas eleições de 2022. Candidatos a deputado estadual, Roque Chile recebeu 4.724 votos e o Professor Antônio César, 4.235. Tarcísio Silva tentou um mandato na Câmara dos Deputados e obteve 3.446 votos. Todos foram derrotados – e com votações distantes do necessário para conquistar as vagas pretendidas.

 

Leia também:

Câmara de Linhares vive clima tenso e nova correlação de forças

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.