Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

CPI investiga empresa que deu prejuízo milionário no ES

Publicado em 11/05/2021. https://jornalterral.com.br/t-L5D

Arquivo TERRAL

CPI apura a atuação de grupo do setor sucroalcooleiro no Estado

 

Instituída pela Assembleia Legislativa, a CPI da Sonegação analisa diversos casos polêmicos ocorridos no Espírito Santo. Um deles envolve o grupo Infinity Bio-Energy no Espírito Santo, empresa do setor sucroalcooleiro que teve falência judicial decretada.

Durante a reunião virtual de terça-feira (10), o colegiado aprovou pedido de quebra de sigilo bancário referente a uma transação financeira realizada em 2007, no valor de R$ 57 milhões, entre o Banestes e o Infinity.

O pedido de cópia integral do contrato de empréstimo é do deputado Marcos Garcia (PV), vice-presidente do colegiado, e foi aprovado pelo presidente, Marcelo Santos (Podemos), e pelo relator, Adilson Espíndula (PTB).

Na justificativa, Garcia argumenta que o caso aponta para “fortes indícios de que o grupo aplicou um golpe no Estado”. A dívida do Infinity com os credores já chegou a ser estimada em R$ 3 bilhões.

Criado em 2006, o grupo atuava na área de produção de etanol e teve seis usinas em funcionamento no país, sendo duas no Espírito Santo – em Conceição da Barra e em Pedro Canário.

O representante da empresa, Sérgio Thompson, chegou a ser recebido pelo governador Paulo Hartung na residência oficial da Praia da Costa, no dia 9 de março de 2007, para falar sobre os planos do Infinity.

Na ocasião, além de Sérgio Thompson e Paulo Hartung, participaram do encontro: o secretário estadual de Desenvolvimento, Guilherme Dias, o vice-governador Ricardo Ferraço e o então presidente da Assembleia Legislativa, Guerino Zanon.

A entrada do grupo Infinity nas regiões norte do Espírito Santo, leste de Minas Gerais e sul da Bahia, no ano de 2006, com a compra das usinas Disa, Cridasa e Alcana, deu-se em um momento de euforia do setor sucroalcooleiro no país.

No entanto, após as aquisições foram registrados vários problemas que levaram ao fechamento de usinas e milhares de trabalhadores ao desemprego, além de inúmeras dívidas com crediores.

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.