Terça-Feira, 28 de outubro de 2025

Crea-ES celebra 65 anos

Publicado em 07/07/2025. https://jornalterral.com.br/t-4W8q

Fotos: Arquivo TERRAL

O engenheiro Jorge Luiz e Silva exerce o segundo mandato à frente do Crea-ES

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) comemora 65 anos de atuação dedicada à valorização da engenharia, da agronomia e das geociências, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento técnico, ético e sustentável do estado.

Fundado em 1 de julho de 1960, o Crea-ES nasceu com a missão de regulamentar, fiscalizar e orientar o exercício profissional das diversas modalidades da área tecnológica, assegurando serviços à sociedade de qualidade, executados por profissionais habilitados e comprometidos.

O Conselho consolidou-se como uma instituição de referência, marcada por crescimento estruturado, modernização e presença efetiva em todas as regiões do Espírito Santo. De uma sede modesta, o Crea-ES evoluiu para uma sede própria moderna, na Enseada do Suá, em Vitória.

A entidade mantém inspetorias ativas em diversas cidades do interior, assegurando proximidade e representatividade junto aos milhares de profissionais e empresas registrados. A instituição modernizou o sistema de fiscalização, que conta com tecnologias de ponta e frota renovada de veículos.

Também realiza grandes eventos técnicos e institucionais e oferta capacitações gratuitas, que fortalecem a qualificação técnica dos profissionais da área. Promove ações voltadas à fiscalização inteligente e atua como parceiro estratégico do setor produtivo e das instituições de ensino.

Firma ainda parcerias e projetos que impulsionam a inovação, a infraestrutura e a inserção de jovens profissionais no mercado. E tem investido em programas de valorização profissional, promoção da equidade de gênero e defesa do meio ambiente.

Conforme o presidente do Crea-ES, engenheiro Jorge Luiz e Silva, a engenharia está presente em todas as áreas da vida – da construção civil à energia, do saneamento à tecnologia da informação. “O futuro se constrói com técnica, inovação e compromisso, e o Crea-ES segue nessa missão”, disse.

Outro pilar importante é a defesa do Salário Mínimo Profissional. O Conselho tem atuado ativamente para garantir o cumprimento da remuneração justa e da legislação, promovendo ações judiciais e impugnações de editais que preveem salários abaixo do permitido.

Jorge Silva enfatiza que é compromisso e dever assegurar os direitos salariais dos engenheiros, agrônomos, geocientistas, tecnólogos e técnicos de segurança do trabalho. “Com isso, garantimos que os serviços sejam executados por profissionais habilitados e com salários justos”, frisa.

Para o engenheiro civil Noerdan Monteiro Porto, mais do que celebrar um marco histórico, os 65 anos do Conselho representam a consolidação de uma trajetória comprometida com a valorização das profissões nos diversos segmentos, com legalidade, bem-estar e proteção da sociedade.

A engenheira civil Keicy Peroni destaca que o Crea-ES tem um olhar voltado para o futuro e, dessa forma, renova sua missão de ser um agente transformador, garantindo que o desenvolvimento do Espírito Santo ocorra de forma segura, ética e sustentável.

Presidente Jorge Luiz e Silva (D) com os engenheiros Keicy Peroni e Noerdan Monteiro Porto

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.