Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Cristhine Samorini é eleita e vai presidir a Findes a partir de agosto

Publicado em 02/05/2020. https://jornalterral.com.br/t-vMk

A industrial Cristhine Samorini foi eleita presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) na tarde de quinta-feira (30/4). Ela recebeu os votos de 23 sindicatos habilitados. Já o candidato Egídio Malanquini, industrial do setor cafeeiro, obteve 10 votos.

Atual presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado (Siges), Cristhine presidirá a entidade nos próximos três anos (2020-2023). A cerimônia de posse será realizada em agosto.

Pelo novo regulamento eleitoral da Findes, a presidente eleita terá até o dia 11 de maio para apresentar os nomes da nova diretoria, a ser referendada em nova votação no dia 28 de maio. Nesta votação são definidos cargos como: vice-presidentes, vice-presidente administrativo, vice-presidente financeiro e conselheiros.

De acordo com Cristhine Samorini, o período é desafiador para as indústrias e país. “Vamos trabalhar juntos para sairmos mais fortes desta crise. Quando decidi colocar meu nome à disposição dos sindicatos filiados à Findes, tinha conhecimento que seria um desafio enorme”.

Cristhine prossegue: “Precisamos avançar na modernização do Sistema Findes, ampliando nossa capacidade de atendimento. Queremos levar a federação a todas as 18 mil indústrias do Espírito Santo, dando ainda mais sentido ao que fazemos: transformar a vida dos capixabas e impulsionar negócios”.

 

Findes

A industrial Cristhine Samorini presidirá a Findes de 2020 a 2023. Ao lado, o atual presidente da entidade, Léo de Castro

 

Perfil

Cristhine Samorini é administradora, especialista em Gestão de Negócios, com MBA em Marketing. Possui duas décadas de dedicação ao associativismo, com destacada atuação na Findes e no Cindes, além do Sindicato das Indústrias Gráficas do Espírito Santo, que atualmente preside. É também diretora comercial da Grafitusa, primeira gráfica do Espírito Santo, uma empresa com 99 anos de história.

 

Plano de trabalho inclui fortalecimento sindical e articulação institucional

A presidente eleita Cristhine Samorini explica que o plano de trabalho que vai implementar é uma construção coletiva que começou em 2019 e teve a participação de vários sindicatos. Em oficinas foram identificados os desafios prioritários para os próximos três anos da Findes.

O estudo propõe o “Fortalecimento sindical”, com apoio ao reposicionamento estratégico, ampliação da receita com oferta de serviços e maior convergência entre sindicatos; e uma “Articulação institucional”, por meio de agenda clara de interação com o poder público e as demais instituições, sempre buscando a simplificação e a desburocratização.

Também fazem parte do plano o “Gente e gestão”, que propõe atender demandas específicas dos setores, formar gestores preparados para a indústria do futuro e fazer da Findes uma ferramenta de atendimento mais ágil; e a “Comunicação para conexão”, ficando a Findes responsável pelo elo entre empresas, sindicatos, organizações e sociedade.

O plano de trabalho prioriza ainda a “Transformação digital”, para tornar a mudança viável para as micro e pequenas empresas do Estado e para a própria Findes.

 

Léo de Castro elogia processo eleitoral e vitória de Cristhine

Para o atual presidente do Sistema Findes, Léo de Castro, Cristhine simboliza a concordância dos industriais capixabas com a escolha da profissionalização do sistema, da elevação da transparência e do relacionamento mais aberto e integrado com todos os atores do desenvolvimento do Espírito Santo.

Ele frisou que, em três anos, o empresariado do Estado tratou de temas como produtividade, inovação, indústria 4.0, digitalização, melhoria do ambiente de negócio e internacionalização. “Colocamos uma agenda moderna e que conecta com tudo que se discute nas economias mais desenvolvidas”, disse.

Para o presidente, a federação é uma entidade que trabalha para aumentar a competitividade da indústria, integrar os interesses do setor produtivo com os da sociedade e gerar oportunidades cada vez maiores para o cidadão capixaba.

Encerrada a votação, Léo de Castro elogiou o trabalho da Comissão Eleitoral, presidida por Aristóteles Costa Neto: “Parabéns à Comissão Eleitoral, que soube conduzir o processo e dirimir as dúvidas e questionamentos. A Findes tem as suas instâncias próprias para isso, tem seus espaços de diálogo próprios”.

E continuou: “Temos agora uma nova presidente, uma nova liderança. Parabéns à vencedora, Cristhine Samorini, que soube conduzir o debate em alto nível, olhando para as questões relevantes da indústria, e parabéns também ao candidato Egídio Malanquini”.

Após ressaltar que a federação tem na parede a foto de seus presidentes eméritos, Léo de Castro finalizou: “Eles souberam olhar para o futuro, e esperamos que o futuro seja sempre melhor que o presente. Temos certeza de que a Findes está em ótimas mãos”.

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.