Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Degredo recebe a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN)

Publicado em 02/12/2021. https://jornalterral.com.br/t-zVn

No dia 8 de dezembro de 2021, com previsão de início às 15h, a ATI ASPERQD recebe em sua sede o Painel do Rio Doce, organizado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) no Brasil. Trata-se de um Painel Independente de Assessoria Técnica e Científica, criado para assessorar os esforços de restauração da bacia do Rio Doce por meio de recomendações que compõem os produtos de conhecimento elaborados pelo grupo.

Essas recomendações são direcionadas à Fundação Renova e outros atores relevantes envolvidos na reparação, e são analisadas pelos técnicos da Fundação Renova, que tem o compromisso de dar um retorno sobre cada recomendação, e como irão ser implementadas, caso sejam aceitas.

O objetivo da visita é conhecer melhor a realidade do território de Degredo, os impactos causados pelo rompimento da barragem, como o território percebe os resultados dos programas sociais e ambientais, assim como os desafios. O Painel também estará à disposição para apresentar os estudos já publicados e trocar informações e conhecimentos com as equipes e comunidade.

A UICN cumpre um protocolo rígido para autorização de viagens de campo e visitas técnicas, incluindo a exigência das duas doses da vacina contra a COVID-19, assim como a realização de exames PCR em todos os membros da equipe. Os comunitários que desejarem participar deverão usar máscaras durante todo o encontro, e respeitar os protocolos de segurança estabelecidos pela comunidade.

Saiba mais: https://www.iucn.org/pt/painel-do-rio-doce/o-painel

Conheça os membros do Painel: https://www.iucn.org/pt/painel-do-rio-doce/conheca-os-membros-do-painel

Estudos e recomendações: https://www.iucn.org/pt/painel-do-rio-doce/recursos

Recomendações e devolutiva da Fundação Renova: https://www.iucn.org/pt/table/painel-do-rio-doce/recomendacoes

Encontro de Mulheres abre a 2ª edição do Novembro Negro do Degredo

No dia 5 de novembro de 2021 foi realizado um encontro de lideranças femininas do Degredo, abrindo a 2ª edição do Novembro Negro do Degredo. O evento foi viabilizado e assessorado pela ATI ASPERQD, sendo um desdobramento do minicurso de direitos das mulheres que aconteceu presencialmente nos dias 20, 21 e 22 de outubro, na sede da ATI ASPERQD.

Durante uma dinâmica do minicurso, que foi ministrado pela historiadora e ativista social Renata Costa, as mulheres levantaram várias demandas do território e decidiram criar um grupo para debater essas demandas e realizar articulações, vinculadas a ASPERQD, por isso lideradas pela presidenta Cleia da Silva Costa.

As  participantes, assessoradas pela ATI ASPERQD, concluíram os ofícios que serão encaminhados a diversos atores e tratam temáticas relacionadas a infraestrutura e educação em Degredo.

Degredo participa de projeto importante

O Instituto de Pesca (IP) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) desenvolvem o Projeto de Monitoramento e Caracterização Socioeconômica da Atividade Pesqueira e Aquícola no Rio Doce e no Litoral do Espírito Santo (PMAP). A iniciativa tem como objetivo prover informações sobre a atividade pesqueira e a caracterização socioeconômica dos pescadores e pescadoras, aquicultores e aquicultoras de 51 municípios localizados ao longo do rio Doce e no litoral do Espírito Santo.

O monitoramento e a caracterização contribuirão para a visibilidade do setor pesqueiro, demonstrando sua importância na geração de renda, alimento e economia local. Ainda, proporcionarão informações que podem auxiliar no dimensionamento de alguns dos impactos sofridos pela atividade, assim como mostrar as condições atuais do setor para embasar ações de recuperação.

Desde fevereiro de 2016, quando os impactos do rompimento da barragem de Fundão começaram a ser percebidos em Degredo, a comunidade não realiza nenhuma atividade de pesca. A comunidade, que antes da chegada da lama tinha mais de 95% das pessoas envolvidas em atividades de pesca, participa do projeto de forma a gerar subsídios que marquem também esse momento.

A equipe esteve no Degredo em 22 de outubro de 2021 e conversou com cinco pessoas envolvidas nas atividades pesqueiras. O grupo retorna nos dias 6 e 7 deste mês, para dar continuidade às atividades.

Qualifica Degredo: cursos devem ter início em janeiro

O Qualifica Degredo avança mais uma etapa! Após o levantamento de interesse realizado pela Fundação Renova em outubro de 2020, os dados foram analisados e os cursos com fechamento de turma foram os de assistente administrativo, auxiliar de cozinheiro, informática básica/operador de computador, carpinteiro e pedreiro de revestimento. O critério para fechamento de turma foi o de no mínimo 10 inscrições, mas são feitas outras articulações para a oferta de mais cursos.

Na quinta-feira (2) a ASPERQD recebe em Degredo a equipe do Senai, responsável pela execução dos cursos, que fará uma visita técnica para conhecimento da área e diálogo sobre os preparativos para a formalização das inscrições, que tem previsão de acontecer ainda em dezembro, com início das aulas em janeiro.

Reunião do Conselho da Foz acontece em Degredo

No dia 30 de novembro de 2021 ATI ASPERQD recebeu em sua sede a reunião do Conselho da Foz, que é formado por representantes do poder público e das sete localidades da foz do rio Doce e região costeira adjacente: Areal, Degredo, Entre Rios, Povoação, Regência e Pontal do Ipiranga, no município de Linhares e Comboios em Aracruz.

O principal objetivo do conselho é acompanhar o Plano Integrado da Foz do Rio Doce e Região Costeira Adjacente (PID), que contempla diversas ações com o objetivo de promover o desenvolvimento social e econômico sustentável, pela via do turismo comunitário, ecológico, cultural e esportivo, com garantia de respeito ao meio ambiente, da geração de renda e qualidade de vida para as comunidades locais.

 

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.