Sábado, 20 de abril de 2024

Documentário vai retratar a vida e obra de Nice Avanza

Publicado em 19/02/2020. https://jornalterral.com.br/t-Mre

A vida e a obra da artista plástica capixaba Nice Nascimento Avanza será retratada em um documentário. Nesta segunda-feira (17), um grupo esteve nos estúdios da Rede Sim - Record News, em Linhares, para levantar informações que servirão para o filme.

Participaram do encontro o diretor de cinema Cloves Mendes, o ator Rominho Musielo, a produtora executiva Anginha Buaiz, o professor de física da Ufes Laércio Ferraciolli, o empresário Cirilo Pandini e o diretor da Rede Sim - Norte Giovanni Rodigheri.

Nice nasceu em 1º de julho de 1938 em Vitória e faleceu em 15 de maio de 1999 em São Paulo. Na época do falecimento, residia no Pontal do Ipiranga, balneário de Linhares que ela ajudou a impulsionar desde o início de sua urbanização, em 1989.

Começou a pintar na década de 1960 e, incentivada por amigos, realizou a primeira exposição em 1969, no Museu de Arte Moderna do Espírito Santo. Contou sempre com o apoio do esposo, o produtor rural José Augusto Avanza, com quem conviveu dos anos 1960 até o falecimento, em 1999.

Participou de 40 exposições, em diversos estados do Brasil e no exterior. Mudou-se para Linhares em 1971 e deu ênfase à pintura de santos, trabalhadores e frutos, com destaque para o cacau, marca registrada de sua produção criativa.

A propósito, o sucesso como “pintora do cacau" fez com que o conjunto de sua obra sobre o tema passasse a ser chamado de "frutos de ouro".

A obra de Nice é classificada como primitivista, também definida como naïf e ingênua. Recebeu vários prêmios ao longo da carreira, no Espírito Santo, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Gostava muito de cantar e se inspirava em seu cotidiano para desenvolver os temas de suas obras. A pintura que fez na Igreja Católica, no Centro de Linhares, até hoje repercute, em razão de sua originalidade.

 

Fotos:
Divulgação e Arquivo do Jornal TERRAL

 

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.