Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Empresa de transporte relata dificuldades e informa que não recebeu apoio do poder público

Publicado em 18/06/2020. https://jornalterral.com.br/t-NkD

A Viação Joana Darc informa que registra queda em torno de 60% no número de passageiros desde que a circulação de pessoas foi limitada, em razão da pandemia do Coronavírus. Ressalta que, ao contrário do que foi noticiado por alguns veículos, não recebeu apoio do poder público em nenhuma esfera: federal, estadual ou municipal.

A empresa afirma que o Governo do Espírito Santo tomou diversas medidas na Grande Vitória para amenizar a crise financeira no transporte coletivo causada pela pandemia: comprou 2,5 milhões de litros de combustível para as 11 empresas que operam no Sistema Transcol e distribuiu um milhão de máscaras para os passageiros.

Frisa que o investimento foi da ordem de R$ 18 milhões em três meses e teve como finalidade manter a qualidade da operação e evitar demissões de motoristas e cobradores.

O diretor administrativo da Joana Darc, Antonio Luiz Comério, destaca que em Cachoeiro de Itapemirim existe um subsídio desde 2018, concedido pelo governo municipal, porque a queda de usuários já vinha quebrando o cronograma financeiro da empresa Flecha Branca. E acrescenta que a tarifa em Cachoeiro é de R$ 3,60, sem carro com ar refrigerado.

De acordo com Comério, pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, até 2017, dos 5.570 municípios brasileiros, 1.679, ou seja, apenas 30%, contavam com transporte intramunicipal, e 3.891 municípios (70%) não possuíam o serviço de transporte de passageiros por ônibus.

“Infelizmente, Linhares tem esse serviço público essencial ameaçado, porque não sabemos até quando iremos suportar essa drástica queda na receita”, finaliza Antonio Comério.

 

Divulgação

Antonio Comério: “Infelizmente, Linhares tem esse serviço público essencial ameaçado”

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.