Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Equipe de luta greco-romana estilo livre de Linhares faz história

Publicado em 08/10/2021. https://jornalterral.com.br/t-OnK

Fotos: divulgação

Turma de luta greco-romana estilo livre coordenada pelo professor Edvaldo Maguila

A turma de luta greco-romana estilo livre, coordenada pelo experiente professor Edvaldo Maguila, faz história como pioneira da modalidade em Linhares e já colhe bons resultados. Enzo Antonio dos Anjos Pegorette é o  primeiro atleta do município na modalidade a participar de um campeonato.

Com diversos títulos no jiujitsu e judô, Enzo conseguiu a vaga na seleção capixaba da luta olímpica, também conhecida como wrestling, para representar a cidade e estado nos jogos escolares brasileiros que serão realizados de 30 de outubro a 2 de novembro, no Rio de Janeiro.

A luta olímpica ou olympic wrestling é disputada desde o ano 704 a.C., nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, e ao lado da maratona possui o posto de esporte mais antigo da humanidade. O estilo livre estreou na edição dos Jogos de 1904, em Los Angeles. A luta atualmente é dividida em três estilos: greco-romano, livre masculino e luta feminina.

Os três estão presentes no cronograma olímpico com seis categorias de peso cada. Cada estilo possui ainda duas categorias não olímpicas.

O objetivo é comum aos três estilos: imobilizar o oponente com as costas para o solo, o chamado encostamento. Esta ação encerra imediatamente a luta. Outras palavras, como Touché e Pin, também são utilizadas para denominar o golpe.

Caso nenhum dos dois atletas consiga executar o golpe que encerra a luta, a decisão será feita de acordo com a pontuação acumulada ao longo dos dois rounds de três minutos.

O treinador Edvaldo Maguila afirma que tem muito orgulho de estar propiciando mais uma oportunidade de esporte de luta para os jovens de Linhares.

O atleta Enzo Pegorette ressalta que está só esperando a hora de entrar no tapete (como é chamado o tatame para os praticantes de luta olímpica) no Rio de Janeiro e fazer o seu melhor.

Enzo Pegorette vai representar Linhares e o ES nos jogos escolares brasileiros

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.