Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

ES tem a maior solidez fiscal do Brasil

Publicado em 21/09/2020. https://jornalterral.com.br/t-BkD

O Espírito Santo é o Estado com maior solidez fiscal do país, segundo indicou o Ranking de Competitividade dos Estados 2020 elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Dono de uma Nota A em gestão fiscal desde 2012 pelo Tesouro Nacional, o Espírito Santo recebeu 100 pontos em solidez fiscal – quase 20 pontos a mais que o segundo colocado.

O ranking diz respeito às contas públicas do ano de 2019. No ano passado, com dados referentes a 2018, o Estado havia ficado na segunda colocação. “O Espírito Santo beneficiou-se da colocação no indicador de Solvência Fiscal e da melhora nos indicadores de Taxa de Investimentos, Sucesso do Planejamento Orçamentário, Dependência Fiscal, Resultado Primário e Gasto com Pessoal”, destaca a publicação.

De acordo com o secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti, essa é mais uma avaliação que comprova que o Espírito Santo se preocupa com a gestão fiscal e cuida bem do dinheiro do povo. “Mantendo uma gestão fiscal de excelência, o Governo Estadual tem mais chances de fazer investimentos em Saúde, Educação, Segurança Pública e outras áreas sensíveis à população”, afirmou.

Para chegar ao resultado, o Ranking de Competitividade dos Estados utilizou indicadores que levam em conta dimensões distintas, mas relacionadas, de sustentabilidade fiscal. São eles: Taxa de Investimentos, Regra de Ouro, Solvência Fiscal, Sucesso do Planejamento Orçamentário, Dependência Fiscal, Resultado Primário, Gasto com Pessoal, Índice de Liquidez e Poupança Corrente.

O subsecretário de Estado do Tesouro, Bruno Pires, frisou que a nota máxima em solidez fiscal comprova que o Estado está muito bem organizado em todos os itens avaliados. “Isso é motivo de comemoração e algo que nos incentiva a continuar trabalhando com responsabilidade, para mantermos esses índices na melhor classificação possível”, disse.

 

Arquivo TERRAL

Para o secretário Rogelio Pegoretti, a avaliação comprova que o Espírito Santo se preocupa com a gestão fiscal

 

Estado sobe para 5º na competitividade geral

Além da Solidez Fiscal, o Centro de Liderança Pública (CLP) avalia itens como Inovação, Infraestrutura, Potencial de Mercado, Segurança Pública e outros pilares. Até 2018, o Espírito Santo ocupava a 8ª posição e no ano passado ficou em 6º lugar.

Durante o evento virtual de lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados 2020, o governador Renato Casagrande participou do painel de Segurança Pública e também comentou os componentes que levaram o Espírito Santo ao quinto lugar no levantamento.

“No ano passado tivemos a segunda posição do pilar ‘solidez fiscal’ e este ano assumimos a primeira posição. O Espírito Santo tem uma cultura de solidez fiscal alcançada em 2012, em meu primeiro governo, que perdura até hoje. Temos o controle do custeio e de pessoal, além de conseguimos manter um volume grande de recursos destinados, especialmente, para a infraestrutura”, pontuou o governador.

Casagrande acrescentou que boa prática produz bons resultados quando tem continuidade. “A solidez fiscal é uma amostra. Conquistamos a Nota A em meu primeiro governo e a gestão seguinte manteve. Também estamos há anos crescendo nossa nota no Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] e neste ano atingimos a primeira colocação como o melhor Ensino Médio do País”.

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.