Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Espírito Santo recebe Nota A da Secretaria do Tesouro Nacional

Publicado em 15/09/2021. https://jornalterral.com.br/t-mmz

Arquivo TERRAL

O governador Renato Casagrande ressalta que o estado recebeu a primeira Nota A em 2012, em sua gestão anterior

O Governo do Espírito Santo recebeu novamente a Nota A na Capacidade de Pagamento do Estado, a mais alta no Boletim de Finanças dos Entes Nacionais. A avaliação foi divulgada na quarta-feira (15) pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Ministério da Economia. Os estados de Mato Grosso, Paraíba, Rondônia e Roraima também obtiveram a Nota A.

O indicador permite aos estados garantias da União para a contratação de novos empréstimos. Para o governador Renato Casagrande, a conquista é de todos os capixabas. “Trabalhamos com gestão fiscal responsável desde a gestão anterior, e em 2012 começamos a receber a Nota A da STN. Contudo, obter essa nota sem fazer investimentos não faz sentido”, afirma.

O resultado obtido avalia três indicadores: endividamento, poupança corrente e liquidez. Casagrande frisa que desde o início da nova gestão, em 2019, amplia investimentos, mas com muita responsabilidade e equilíbrio. “Com a confiança dos capixabas, realizamos investimentos estruturantes que mudam a realidade das pessoas e geram oportunidades”, pontua.

O secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé, destaca que, mesmo durante o período da pandemia da novo Coronavírus o Espírito Santo garantiu resultado social e econômico. Ele enfatiza que a arrecadação tributária foi mantida em níveis adequados para que não houvesse atrasos no fluxo de pagamentos do estado.

De acordo com o secretário, o cenário fez com que o estado reduzisse diversas despesas e mantivesse a estabilidade financeira. “Agindo assim foi possível encerrar o exercício de 2020 com um resultado de caixa superavitário de R$ 588,4 milhões”, conclui.

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.