Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Estudantes de escola do Pontal participam de projeto de leitura

Publicado em 14/10/2021. https://jornalterral.com.br/t-X6y

PML - Divulgação

Estudantes da Emef Manoel Martins mostram o livro “Extraordinário”

Empatia, gentileza, amizade, família e superação foram reflexões desenvolvidas com estudantes do 6º ao 9º ano da Emef Manoel Martins, em Pontal do Ipiranga, a partir da leitura do livro “Extraordinário”, da autora Raquel Jaramillo. A leitura da obra infantil foi iniciada em sala e os alunos deram sequência em casa.

De acordo com as professoras Eloisa Pereira Ricardo e Sheila Martins Broseghini, idealizadoras do projeto, as atividades aplicadas despertaram o prazer pela leitura e aguçaram o potencial cognitivo e criativo, promovendo o desenvolvimento do vocabulário e favorecendo a estabilização de formas ortográficas.

Além disso, possibilitaram produções orais, escritas e em outras linguagens, e proporcionaram ao aluno, por meio da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, contribuindo para a sua formação crítica.

As professoras explicaram que iniciaram um processo de sensibilização e incentivo à leitura. Após isso, a turma produziu cartazes com os poemas criados, com base nas informações, sobre o bullying e a generosidade. “As apresentações para a turma foram gravadas e depois assistidas por eles”, disseram.

Além do livro, os alunos assistiram junto aos professores o filme “Extraordinário”. Na sequência foi promovido um debate para identificar o que tinha de similar ou diferente entre eles.

O Extraordinário foi um dos livros sugeridos no PNLD Literário 2020 pelos professores de Língua Portuguesa da instituição, aceito e enviado para a escola em quantidade suficiente para os alunos no ano em curso.

 

Sobre o livro

O livro “Extraordinário” conta a história de Auggie Pullman, um menino de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética, cuja sequela é uma deformidade facial severa, que lhe impôs diversas complicações médicas, o que dificultava seu ingresso na escola para estudar.

Prestes a começar o 5º ano em um colégio, tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual aos outros.

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.