Fotos: Daniel Porto - TERRAL

O terreno doado para a AABL fica ao lado do parque de exposições, entre os bairros Novo Horizonte e Interlagos

Por Daniel Porto
Uma pergunta chega com frequência à redação do TERRAL: Que fim levou a área de seis mil metros quadrados doada pela prefeitura em 30 de outubro de 1975 para a Associação Atlética Banestes de Linhares (AABL)? O terreno fica ao lado do parque de exposições, entre os bairros Novo Horizonte e Interlagos.
Fontes ouvidas pelo site disseram que a área teria sido vendida há alguns anos por associados para particulares, mas, como o site não teve acesso a documentos que comprovam tal informação, apura os fatos para, aí sim, divulgá-los com precisão.
O terreno foi doado para a AABL em 30 de outubro de 1975 pelo prefeito Samuel Batista Cruz (gestão 1973 - 1976), por meio da lei nº 706. Além de a assinatura do prefeito, o documento foi endossado pelo advogado Josemar de Deus, na época secretário municipal.
Medindo 60 m x 100 m, ou seja, seis mil metros quadrados, a área confronta-se ao norte com a avenida Luiz Cândido Durão, ao sul com a avenida Hélio Martins, ao leste com a rua Mantenópolis e a Oeste com a rua Ecoporanga.
Conforme a lei, a prefeitura obrigava a associação a construir a sua sede no prazo máximo de um ano, exigência que foi atendida. Nos anos seguintes a AABL ergueu ótima estrutura no local, oferecendo conforto e opções aos associados e alugando o espaço para a realização de variados eventos – em muitas ocasiões.
A situação mudou nos últimos anos, com o encerramento de atividades e a não utilização do espaço. Em seguida surgiram comentários de possível negociação envolvendo associados e particulares, levando o TERRAL a fazer a pergunta que abre a matéria em tela.

Lei nº 706 de 30 de outubro de 1975. Cópia do documento original. Reprodução: TERRAL