Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Felipe Rigoni destrava leilão de jazidas de sal-gema no norte do Espírito Santo

Publicado em 01/06/2021. https://jornalterral.com.br/t-LKP

Arquivo TERRAL

Por solicitação do deputado federal Felipe Rigoni, 11 áreas capixabas podem ser leiloadas neste mês

 

As jazidas de sal-gema do norte do Espírito Santo, que concentram a maior reserva do país e uma das maiores da América Latina, estão mais perto de ser exploradas. Por solicitação do deputado federal Felipe Rigoni, a Agência Nacional de Mineração (ANM) revelou que as 11 áreas capixabas, localizadas em Conceição da Barra, Ecoporanga e Vila Pavão, podem ser leiloadas neste mês.

Descobertas há 40 anos, as áreas ficaram sob o poder da Petrobras por décadas. Com 12 bilhões de toneladas, as jazidas podem atrair novos investidores e desenvolver um polo sal-químico no Espírito Santo, gerando insumos para diferentes cadeias produtivas, como a produção de PVC, defensivos agrícolas, vidros e celulose.

Rigoni, que acompanha a pauta desde 2019 e tem cobrado uma decisão da ANM, calcula que 15 mil empregos podem ser gerados ao longo de 50 anos. “Descobri o potencial do sal-gema ouvindo os eleitores da região. Fui estudar o assunto, conversei com a Petrobras desde o início do mandato e só agora, em março de 2021, que as áreas ficaram livres para leilão. De imediato, articulamos esse pedido junto à ANM e recebemos um ofício com a resposta positiva na última semana”, detalha.

“Há um interesse grande pela exploração da área, mas esse processo esbarrou no lobby de outros Estados por anos, que temiam a entrada de novas empresas. Hoje, no entanto, o Brasil importa sal de outros países, ou seja, há demanda que torna o investimento viável. Além disso, o sal-gema pode ser usado como insumo em diferentes cadeias-produtivas que já estão no nosso estado. Um ganho de competitividade para a economia capixaba”, explica o deputado federal.

Para Wellington Pina Ribeiro, gestor de Geração de Emprego e Renda da Prefeitura de Conceição da Barra, a exploração de jazidas de sal-gema pode significar a redenção do norte do Espírito Santo: “Defendo essa bandeira há vários anos. Que bom que o deputado Felipe Rigoni abraçou a causa e conseguiu destravar o leilão”, disse Wellington.

 

Daniel Porto - TERRAL

Wellington Pina Ribeiro (D) defende há anos a exploração de jazidas de sal-gema no norte do Espírito Santo

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.