Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Fim das operações da Leão e Trop Frutas repercute no ES (ERRATA)

Publicado em 12/11/2020. https://jornalterral.com.br/t-d25

Por José Carlos Leite

Divulgação

O fechamento da fábrica da Leão Alimentos está prevista
para o segundo semestre de 2021

 

Na contramão dos novos investimentos anunciados para Linhares nos últimos meses, o grupo Coca-Cola confirmou nesta semana a desmobilização de suas operações industriais no segundo semestre de 2021. A medida prevê o fechamento das fábricas da Leão Alimentos e da Trop Frutas Brasil, ambas no bairro Canivete.

A decisão já havia sido comunicada a funcionários, durante reunião, no dia 6, e causou grande comoção. As duas empresas empregam juntas 800 trabalhadores diretos, que devem perder seus postos de trabalho no próximo ano.

Além da perda de empregos, o fechamento das indústrias também impactará a economia da região, sobretudo a fruticultura. Produtores de maracujá, manga e goiaba  receberam a notícia com apreensão.

As duas empresas atuam integradas na produção e envase de sucos prontos para beber, desde o início da cadeia produtiva, absorvendo praticamente toda a produção dessas frutas na região.

Um grupo de investidores mineiros, liderados pelo empresário João Luiz Monteiro Castanheira, inaugurou em 2002 a Sucos Mais. Três anos mais tarde, em 2005, o grupo Coca-Cola anunciou a aquisição da marca e a mudança do nome da empresa para Leão Alimentos e Bebidas, que, desde então, passou por diversas ampliações em seu complexo industrial.

Criada em 2007 para processar a matéria prima utilizada pela Leão na produção de sucos, a Trop Frutas Brasil também foi incorporada pela Coca-Cola. Em Linhares, pelo menos até meados de 2021 são produzidos os sucos Del Valle Mais, o Matte Leão e o Chá Leão, entre outros produtos.

Em resposta à reportagem do Terral, por meio de sua assessoria de comunicação, nesta terça-feira (10), o grupo detalhou a transição de suas operações para outras unidades industriais no país, reforçou a preocupação com os funcionários e assegurou a compra das safras de frutas dos produtores da região até 2021.

O destino das áreas e das plantas industriais da Leão e da Trop em Linhares ainda não foi definido. Confira:

 

TERRAL - Que fatores estão levando o grupo a encerrar suas operações industriais em Linhares?

GRUPO COCA-COLA - A empresa confirma que informou aos seus funcionários que está passando por uma transição de sua malha de produção e pretende desmobilizar suas operações industriais em Linhares no segundo semestre de 2021. Redução, ampliação ou qualquer decisão em torno de uma operação fabril implicam numa série de estudos e possibilidades que são realizadas previamente e levam em consideração diversas variáveis econômicas, sociais e ambientais, visando a melhor viabilidade estratégica e sustentação dos negócios.

Nenhuma decisão é implantada da noite para o dia e, quando executada, deve ser sempre precedida de uma atuação responsável com todas as pessoas diretamente afetadas. Por isso, estamos conduzindo este processo com o máximo de antecedência, respeito com as pessoas que serão potencialmente afetadas, em especial nossos funcionários, visando uma atuação transparente com todos.

 

TERRAL - Com o encerramento das atividades, o que será feito das áreas e plantas industriais da Leão Alimentos e da Trop Frutas no município?

GRUPO COCA-COLA - Até este momento estamos focados em organizar o processo de transição da capacidade, com os cuidados necessários aos nossos funcionários. Agora, com os funcionários informados, vamos abrir uma nova etapa sobre como iremos direcionar as áreas e seus ativos.

 

TERRAL - Quantos funcionários a Leão e a Trop empregam atualmente em Linhares?

GRUPO COCA-COLA - Em Linhares, atualmente temos cerca de 800 funcionários diretos.

 

TERRAL – Tendo em vista que a Leão mantém programas de fomento à fruticultura da região, como será conduzida essa situação junto aos produtores?

GRUPO COCA-COLA - Nossa linha de sucos e néctares continuará sendo produzida, mesmo após a transição das nossas operações para outras unidades em diferentes regiões do país. E, sobre isto, vamos avaliar a melhor malha no fornecimento de matéria prima, conforme a região. Dado que, mesmo diante deste novo modelo produtivo, seguiremos premissas contratuais de qualidade, eficiência, adequação tecnológica e rede de fornecedores para preservação das características próprias de nossos produtos.

Considerando ainda que as nossas unidades em Linhares serão desmobilizadas apenas no segundo semestre de 2021, estamos garantindo a compra das próximas safras na região durante o ano. Vale ressaltar ainda que uma das premissas da nossa parceria com esses fornecedores sempre foi a capacitação desses produtores agrícolas para boas práticas de plantio e modelos sustentáveis do negócio. Investimos na profissionalização desses fornecedores para que pudessem atender às nossas demandas, mas também ampliar seu alcance ou até mesmo conferir uma relação de independência.


ERRATA

Na reportagem intitulada ‘Fim das operações da Leão e Trop Frutas repercute no ES’, publicada em nosso site (www.jornalterral.com.br) no dia 12/11/2020, erramos ao informar que

“... Em Linhares, pelo menos até meados de 2021, são produzidos os sucos Del Valle Mais, o Matte Leão e o Chá Leão, entre outros produtos”.

Na verdade, de acordo com a Assessoria de Comunicação da Leão Alimentos e Bebidas, apenas os néctares e sucos Del Vale são produzidos pela indústria na unidade de Linhares.

Além disso, as respostas da entrevista são da Leão Alimentos e Bebidas, e não do Grupo Coca Cola, como atribuímos na reportagem.

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.