Segunda-Feira, 29 de abril de 2024

Forró Pontal surgiu em 1997 e desde a 1ª edição recebe o apoio do TERRAL

Publicado em 06/07/2023. https://jornalterral.com.br/t-PBvM

Arquivo TERRAL

Membros da Apraianga reunidos no lançamento do 1º Forró Pontal, em 1997, nas instalações da Pemcol (Pessoti Material de Construção Ltda.)

O Forró Pontal teve a primeira edição realizada de 24 a 27 de julho de 1997 e desde o início conta com o apoio do TERRAL. O evento foi promovido pela Apraianga (Associação Praiana dos Amigos do Pontal do Ipiranga), comerciantes e moradores do balneário. A prefeitura de Linhares também apoiou a iniciativa, que reuniu cerca de cinco mil pessoas.

A Apraianga era presidida pelo médico Carlos Jaques Mazzei Ferreira e atuava em sintonia com o prefeito Guerino Zanon, que cumpria o primeiro ano de seu primeiro mandato à frente do executivo. O Pontal vinha de um verão e carnaval bem-sucedidos e a comunidade pretendia atrair mais turistas e movimentar a economia da região, entre outros objetivos.

Carlos Jaques ressalta que o Forró Pontal tinha a intenção aumentar o fluxo de turistas, desenvolver o balneário e forçar as autoridades a asfaltarem a estrada que dá acesso ao litoral, conquista que se concretizou em 2013. A primeira edição foi realizada numa área atrás da unidade básica de saúde, com palco, quadra de cimento, parque de diversões e arena de rodeio.

A banda Som Brasil, liderada pelos músicos Adriano Milanez e Dalcenir Porto, tocou durante as quatro noites. Outros grupos e tecladistas da região também se apresentaram. A festa fez sucesso e entrou no calendário de eventos de Linhares, atraindo turistas e moradores de outras localidades do município que queriam se divertir fora da temporada de verão.

Presente no Pontal do Ipiranga desde a consolidação do balneário, em 1989, o jornalista Daniel Porto, diretor do TERRAL, participou de reuniões, deu sugestões na elaboração da programação e fez a cobertura do 1º Forró Pontal, prática que mantém até hoje. Para divulgar o evento em 1997, ele lembra que viabilizou a circulação de edições impressas do TERRAL Pontal.

 

Capa da edição do TERRAL Pontal que circulou em agosto de 1997

Diversas lideranças se dedicaram ao Forró Pontal e  fazem parte da história. Um dos nomes marcantes é o do saudoso Wellinton Dionízío Miranda, que participou desde a primeira edição e chegou a viabilizá-lo quando foi necessário. Wellinton nasceu em 3 de outubro de 1956 e faleceu em 19 de dezembro de 2021, após ser diagnosticado com a Covid-19.

O fato é que o Forró Pontal cresceu e atualmente é um dos principais eventos do norte do Espírito Santo. Atrações como Elba Ramalho, Daniel, Dominguinhos, Trio Forrozão e Falamansa já se apresentaram na festa, que atrai milhares de pessoas todos os anos.

Arquivo TERRAL

Wellinton Miranda participou do Forró Pontal e chegou a viabilizá-lo quando foi necessário

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.