Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Governo do ES compra 500 mil doses de vacina do Instituto Butantan

Publicado em 06/09/2021. https://jornalterral.com.br/t-BeZ

Secom-ES

O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande durante entrevista no Palácio Anchieta

O Governo do Espírito Santo assinou contrato com o Instituto Butantan que garante a aquisição imediata de 500 mil doses da vacina CoronaVac. O valor investido na aquisição é de R$ 26,5 milhões, sendo que as doses serão retiradas na cidade de São Paulo com previsão de chegada em solo capixaba até o próximo dia 13.

Esse é mais um esforço do Governo do Estado em busca de reduzir a circulação do novo Coronavírus (Covid-19) e garantir a imunização de toda população contra a doença.

O imunizante será utilizado para dar celeridade a vacinação da população acima de 18 anos no Estado e, junto com as doses enviadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), permitirá que um novo grupo inicie o esquema vacinal ainda no mês de outubro.

Em pronunciamento realizado na sexta-feira (3), no Palácio Anchieta, o governador Renato Casagrande afirmou que essa importante ação demonstra o compromisso com a preservação da vida dos capixabas. “É uma oportunidade que estamos tendo de comprar essas vacinas do Butantan, a quem agradeço pela parceria”, disse.

De acordo com o governador, as vacinas foram reservadas no início da gestão da pandemia, quando encaminhou expediente ao Instituto solicitando 500 mil doses. “Naquela época, nossa intenção era vacinar profissionais da saúde, segurança pública e educação”.

Casagrande prosseguiu: “Todos eles já foram vacinados e agora podemos usar essas doses para avançar na imunização dos capixabas acima de 18 anos, podendo destinar ainda doses de outras vacinas para o reforço dos idosos acima de 70 anos que tomaram a segunda dose há mais de seis meses”.

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, explicou que, com a aquisição dessa vacina e a somatória das doses enviadas pelo Ministério da Saúde, os municípios capixabas terão disponibilidade de pelo menos a D1 para 100% da população adulta com 18 anos ou mais ainda neste mês, o que possibilitará concluir a D2 deste grupo até novembro.

“Além disso, a meta é concluir a vacinação dos adolescentes com a primeira e segunda dose em dezembro. Por fim, teremos condições de reforçar o esquema vacinal de toda população idosa até dezembro”, detalhou.

A negociação para aquisição de vacinas contra a Covid-19 começou no início do ano, quando foi encaminhada uma solicitação de compra ao Instituto. Entretanto, devido a existência de uma cláusula de exclusividade de distribuição – que se encerrou este mês – no acordo entre a instituição e o Ministério da Saúde, não foi possível viabilizar a compra.

O Espírito Santo é o 1º estado a concluir a compra direta de vacinas com o Butantan, conforme informou o presidente do Instituto, Dimas Covas.

 

Estado recebeu 162.440 doses

O Espírito Santo recebeu nos últimos dias 162.440 doses de vacinas contra Covid-19 para dar continuidade à vacinação da população capixaba. As doses foram encaminhadas pelo Ministério da Saúde (MS) na segunda-feira (30/8), quarta-feira (1), quinta-feira (2) e sexta-feira (3).

Foram ao todo 66.500 doses da AstraZeneca (Fiocruz/Oxford) e 95.940 da Pfizer/BionTech. Os imunizantes são destinados a vacinação da segunda dose de esquemas que estão aptos a receber no intervalo de 10 semanas, como já definido pela Sesa.

As doses que chegaram a partir de quarta-feira seguiram para os municípios da região Metropolitana e para as regionais de Saúde Norte, Central e Sul.

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.