Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Governo do ES faz estudos para implantar Complexo de Segurança em Linhares

Publicado em 26/09/2020. https://jornalterral.com.br/t-bZa

A construção de um complexo integrado de segurança em Linhares está cada vez mais perto de se tornar realidade. O projeto recebeu a aprovação do secretário de Segurança Pública, Alexandre Ramalho, e de representantes da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, e segue para análise de custos e viabilidade orçamentária dentro do Governo do Espírito Santo.

A confirmação do apoio da Segurança Pública ao Complexo de Segurança em Linhares ocorreu em recente reunião de trabalho coordenada pelo secretário de Justiça do Estado, Luiz Carlos Cruz, responsável pelas ações do Conselho de Desenvolvimento Regional da Microrregião Rio Doce.

Além dos dois secretários estaduais, estavam presentes o deputado estadual Marcos Garcia (PV), o presidente do Conselho Interativo de Segurança Pública de Linhares (Consel), Roque Felix de Barbe, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militares, coronel Alexandre Cerqueira.

Também participaram do encontro: o comandante do 12º. Batalhão da Polícia Militar em Linhares, tenente-coronel Geovânio Silva Ribeiro, o comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militares, major Márcio Machado da Silva, e o representante da Adesg (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra) em Linhares – e membro do Consel - Edval Antônio Santana.

A ideia de implantar o complexo nasceu no âmbito do Consel, como uma forma de fazer frente ao crescimento dos índices de criminalidade registrados em Linhares e municípios vizinhos.

A proposta é reunir todos os serviços da Segurança Pública Estadual em uma mesma área, com o objetivo de melhorar a qualidade de atendimento ao cidadão, facilitar a resolução de questões que envolvam órgãos diferentes, além de reduzir o tempo de resposta ao cidadão e otimizar o uso dos recursos públicos.

De acordo com Roque Felix de Barbe, a nova estrutura tem ainda o objetivo de resolver um problema histórico em Linhares, relacionado aos prédios onde estão instaladas as sedes da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros.

“O batalhão da Polícia Militar, que atende a Linhares, Rio Bananal e Sooretama, não tem lugar para guardar viaturas, o Departamento Médico Legal está em situação precária, a sede dos Bombeiros fica em um local apertado, no centro da cidade, dificultando a saída das viaturas para atender as ocorrências e a delegacia de Polícia Civil funciona em um prédio alugado”, frisou.

Roque ressalta o envolvimento do deputado Marcos Garcia para que a análise do projeto avançasse no Governo do Estado. “Ele abraçou a causa e não tem medido esforços. Chamou para si a responsabilidade e tem sido a ligação entre o Consel e o Governo do Estado. A participação do deputado é fundamental para chegarmos até aqui, com o projeto praticamente concluído”, disse.

O tema ganhou relevância em 2019, quando o deputado Marcos Garcia apresentou indicações parlamentares ao Governo e emendas ao Orçamento do Estado requerendo a implantação do complexo. E após o assunto passar a ser discutido como prioridade dentro do Conselho de Desenvolvimento Regional da Microrregião Rio Doce.

Marcos Garcia destaca a união de esforços da sociedade civil e do poder público para a solução de um problema real e que impacta a vida de moradores de Linhares e dos municípios vizinhos. “O retorno positivo dos representantes do Governo confirma que estamos no caminho certo e nos motiva a elaborar um projeto que atenda às necessidades das instituições de segurança visando ao bom atendimento ao cidadão”.

Para o deputado e o Consel, a aprovação da Secretaria de Segurança e a definição das próximas etapas de análise técnicas e orçamentárias aumentam a confiança na concretização do projeto. “Acredito na proposta do Complexo de Segurança em Linhares. Tenho certeza de que o modelo de gestão que estamos propondo vai se transformar em uma referência para o Brasil”, finaliza Marcos Garcia.

Divulgação

Autoridades estaduais avançam nas discussões visando a construção de um complexo integrado de segurança em Linhares

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.