Sábado, 27 de abril de 2024

Incaper comemora 64 anos com live e lançamento de nova tecnologia

Publicado em 17/11/2020. https://jornalterral.com.br/t-K9V

Em comemoração aos 64 anos de existência, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) promoveu uma live pelo canal do Instituto no YouTube. A solenidade teve a participação do governador Renato Casagrande e de autoridades ligadas ao setor no Espírito Santo.

O evento de aniversário foi marcado por homenagens aos servidores e pelo lançamento da tecnologia de Cultivo em Alamedas, resultado de dez anos de estudos de pesquisadores do Incaper. Em sua fala, o governador citou a importância do Incaper para o desenvolvimento do Estado e dos municípios capixabas.

“Certamente estaríamos na sede do Incaper em uma solenidade, mas não estamos deixando de comemorar o aniversário dessa importante instituição. Conheço o Incaper há muito tempo, desde quando era Emater, na época em que eu saí da faculdade e fui trabalhar na Prefeitura de Castelo”, disse.

Casagrande prosseguiu: “Sei da importância do trabalho feito na área de pesquisa e extensão, na educação e no desenvolvimento dos municípios. Que o Incaper possa comemorar muitos aniversários. Temos que continuar a focar na agricultura familiar, pois produz resultados e oportunidades aos capixabas”.

De acordo com o governador, o Incaper levou o Espírito Santo a ser referência na cafeicultura, investindo em pesquisa e na transferência de tecnologia. “Estamos comprometidos com o Instituto e queremos que ele esteja presente na vida de todos os capixabas, não apenas na vida dos produtores.”

Também participaram da live o diretor-presidente do Incaper, Antônio Machado; a diretora técnica do Incaper, Sheila Posse; e o diretor administrativo do Instituto, Cleber Guerra.

Antonio Machado destacou a infraestrutura do Instituto, que está presente por meio de 77 Escritórios Locais de Desenvolvimento Rural (ELDR); seis Escritórios Distritais de Desenvolvimento Rural; 11 Centros Regionais Desenvolvimento Rural (CRDR); três Centros de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI); e nove Fazendas Experimentais, além da Sede, localizada em Vitória.

O secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto, ressaltou que a agricultura do Espírito Santo passou por grandes transformações e o Incaper é responsável por isso. “Uma instituição respeitada e reconhecida pela atuação focada aos agricultores de base familiar capixaba”, disse.

Ainda durante a live foi lançada a tecnologia de Cultivo em Alamedas, uma técnica de manejo do solo voltada para produtores que adotam práticas de agroecologia e agricultura orgânica.

A tecnologia foi desenvolvida após 10 anos de estudos pelos pesquisadores do Incaper, Jacimar Luiz de Souza e João Batista Araújo, consistindo em um sistema de adubação e fertilização do solo que contribui para a melhoria da produção, a redução dos custos e a preservação ambiental.

Os resultados obtidos comprovam a alta capacidade das árvores em melhorar as propriedades do solo, reciclar nutrientes e fornecer nitrogênio às culturas.

 

Secom-ES

O governador Renato Casagrande e outras autoridades participaram da live

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.