Sábado, 20 de abril de 2024

Internos de Linhares produzem blocos para comercialização

Publicado em 20/02/2021. https://jornalterral.com.br/t-BRG

Internos da Penitenciária Regional de Linhares (PRL) são responsáveis pela produção de blocos de concreto utilizados na construção civil. Dez presos participam do projeto “Blocos Estruturais” e fazem cerca de 500 blocos por dia. A mercadoria é comercializada por preço mais atrativo e as encomendas são feitas na unidade prisional.

O diretor da Penitenciária, Vinicius Narcizo, explica que o projeto foi pensado para possibilitar a ressocialização dos internos. “A fábrica foi instalada pensando em criar oportunidade de ocupação, tornando-os produtivos e trabalhando também a questão da perspectiva para a vida pós-cárcere”, disse Narcizo.

De acordo com o diretor, muitos internos têm experiência na área da construção civil. “Desde o início dessa ação vários comentaram sobre o sonho de construir a casa própria, ajudar a família, sabendo que há possibilidades, por meio do próprio esforço e com materiais alternativos, como os produzidos no sistema”, enfatizou.

O Conselho Interativo de Segurança de Linhares (Consel) é parceiro da Penitenciária na iniciativa. Os recursos oriundos da comercialização são revertidos para o próprio projeto e empregados no apoio a outros programas, assim como na manutenção da unidade e das demais instituições da segurança pública no município.

Para ampliar o projeto, a Secretaria da Justiça (Sejus) destinou, neste mês, uma carreta à unidade prisional. O veículo irá facilitar o transporte das produções, bem como dos insumos, permitindo a compra direta com fornecedor e ajudando a tornar o preço ainda mais atraente.

O diretor Vinicius Narcizo avalia a expansão da produção e a ampliação das vendas para outros municípios, além do envolvimento de mais dez internos. Os presos que integram o projeto têm direito à remição de um dia de pena a cada três dias trabalhados.

A partir da experiência na fábrica de tijolos, muitos são encaminhados para atuação em empresas conveniadas, com trabalho externo remunerado. Dessa forma, o projeto funciona na triagem de habilidades e também como uma escola de aprendizado.

O interno Adelso Silva conta que tem experiência como ajudante de pedreiro e se aperfeiçoou como pedreiro na unidade prisional. Ele chegou ao projeto depois de participar do curso de pedreiro na unidade.

“Aqui aprendi uma nova habilidade, que é a de operador de máquina, e quando sair quero continuar na construção civil. Esse projeto me ajudou muito e estou empolgado, porque tenho proposta de emprego nesta linha assim que receber o alvará”, destacou.

 

Sejus-ES

Internos da Penitenciária Regional de Linhares fazem cerca de 500 blocos por dia

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.