Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Junta Comercial registra segundo melhor mês na abertura de empresas

Publicado em 12/04/2021. https://jornalterral.com.br/t-x8v

Divulgação

Para o presidente da JCEES, Carlos Roberto Rafael, os números mostram que os empreendedores confiam na economia capixaba

 

Apesar das dificuldades causadas pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o empreendedor capixaba segue otimista. Março de 2021 foi o segundo mês com o maior número de empresas abertas desde o início da série histórica elaborada pela Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (JCEES), em 2010.

Em março foram abertas 1.626 novas empresas, com destaque para as de serviços (de escritório e apoio administrativo), engenharia, transporte rodoviário de carga e atividade médica ambulatorial. O único mês que ainda fica à frente na quantidade de empresas abertas é julho de 2019, quando foram inaugurados 1.638 novos negócios em todo o Estado.

De acordo com o presidente da JCEES, Carlos Roberto Rafael, é muito bom constatar o crescimento no número de novas empresas, mesmo durante a pandemia. “Isso mostra que os empreendedores confiam na economia capixaba e que o Espírito Santo, apesar das dificuldades, tem reagido bem a este momento”, avalia.

Além da segurança econômica, os empreendedores capixabas contam com a agilidade no processo de abertura de empresas. Em março, o Espírito Santo conquistou o primeiro lugar no ranking nacional de tempo médio para a abertura de empresas – 1 dia e 11 horas, conforme levantamento do governo federal. Logo após aparecem Goiás e Sergipe, ambos com 1 dia e 13 horas.

Carlos Rafael destaca que é a primeira vez que o Espírito Santo figura em primeiro lugar nesse ranking de tempo médio para a abertura de empresas. “É uma satisfação muito grande alcançar esse resultado. Agradecemos aos servidores, vogais, parceiros e usuários da Junta. Vamos agora com novas metas para os negócios do Estado”, disse.

A melhoria na prestação do serviço tem sido constante. Em março de 2020, o Espírito Santo era o 12º lugar no mesmo ranking, levando, em média, 3 dias e 1 hora para concluir o processo de abertura de novas empresas. Para o auditor fiscal subgerente de Cadastro de Contribuintes, Wesley Baratela, as pessoas esperam agilidade e menor burocracia para obter a inscrição estadual.

Wesley acrescenta: “Como estamos integrados ao Portal Simplifica-ES, a entrada única de dados agiliza o tempo de geração da inscrição estadual, facilitando o ambiente de negócios. A integração também permite agilizar processos de alterações e baixas das empresas”.

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.